sexta-feira, 21 de junho de 2013

ALDEIA BRASIL!

IRRESPONSÁVEIS VAMPIROS!
Ufanos contando cabeças na multidão.
Cabeças que somente enxergam o que NÃO está em seu interior.
O cheiro de sangue exerce fascínio invencível sobre levianos, arrivistas e caras de pau.
Amante dos anexins, revolve-ME o estômago a constatação de que NÃO se deve dar pérolas aos PORCOS.
A daninha e infesta SUPERFICIALIDADE tupiniquim.
Jovens nas ruas.
E INTELECTUAIS no recôndito de suas HIPOCRISIAS.
Interessante binômio.
Uns gritam.
Outros crocitam.
Estou ao seu lado, SENHORA PRESIDENTA.
Com ou sem meteórica popularidade.
Com ou sem "APOIO" popular.
Há uma SOBERANA neste país. FELIZMENTE.
Sempre em transformação. Como convém aos entes vivos.
Buscando a utópica perfeição. Como convém aos entes a serviço de todos.
E, se as imberbes e tonitruantes gargantas a desprezam, é INADMISSÍVEL que maduras e estudadas penas a desdourem.
Falar e escrever o óbvio, o que a VOLÁTIL UNANIMIDADE quer ler e ouvir é uma opção.
Aética.
E BURRA.
Escrever e falar sob a égide da LEI, da ÉTICA e sobretudo da RAZÃO, em tempos de PAIXÕES EXACERBADAS, é IMPERIOSO.
E nobre.
SENHORA PRESIDENTA, estou ao seu lado.
REPILO juízos açodados.
REPILO justiçamentos passionais.
REPILO veleidades mal ou bem-intencionadas.
A DEMOCRACIA, a soberana DEMOCRACIA, requer muito mais do que palavras bonitas, palavras de ordem, ou PALAVRÕES.
Democracia é sinônimo de RESPEITO.
A sua, a deles a Nossa e a MINHA opinião.
E, ainda mais, a opinião das URNAS.
CARAS PINTADAS.
Há mais de QUINHENTOS E TREZE ANOS por aqui estão.
Vez que outra, entoam CANTOS DE GUERRA.
Invariavelmente, são SEGUIDOS por quase todos.
MOMENTANEAMENTE
A melhor forma de NADA se fazer e, de SUPETÃO, exigir-se que TUDO seja feito.
Chega de HIPOCRISIA.
EU, cada um de vocês, TODOS NÓS temos PARCELA DE CULPA.
Não é DESTROÇANDO a DEMOCRACIA que construiremos um país melhor.
De tão óbvia, a solução é deixada de lado.
POR QUÊ?
POR QUEM?
Pelo POVO.
E seus representantes.
BRASILEIROS, ambos.
Porque exige de NÓS todos, SUOR. E LÁGRIMAS.
EDUCAÇÃO.
É certo que o "GOVERNO" não a oferece condignamente.
Tão certo quanto o é que o POVO não a busca freneticamente.
E mais fácil DESTRUIR. DENEGRIR. DETURPAR.
APRENDER e APREENDER requerem DISCIPLINA. DEDICAÇÃO. E HUMILDADE.
Entre o GOSTO DO SANGUE aparentemente alheio e o CHEIRO DO PRÓPRIO SUOR, uma vez mais a TRIBO TUPINIQUIM parece optar pela GUERRA.
E pela miopia.
Quiçá seja esse o Nosso fado.
Continuarmos ÍNDIOS.
Ou morrermos na praia.
Ou sermos barulhentos VIRA-LATAS.
NÃO, não é a COPA.
Tampouco os vinte centavos.
Os hospitais.
A corrupção.
Ou as incontáveis mazelas do Meu BRASIL eternamente JUVENIL.
SOMOS NÓS, OS BRASILEIROS.
Tão generosos, receptivos, doces.
Especialmente para conosco mesmos.
ERRAR, para NÓS, é HUMANO.
Coisa de OUTRO ser humano.
Assim como a LEI.
É para todos.
Mais para MIM, se for benéfica. Nunca para MIM, se for draconiana.
Se pobres, odiamos os ricos.
Se ricos, temos asco dos pobres.
Literatos, motejamos dos incultos. Iletrados, caçoamos dos esnobes.
É, somos um caso raro de APESAR DA FARINHA SER MUITA, O MEU PIRÃO FICARÁ COM TODA.
Sigam, jovens, BERRANDO.
Sigam, maduros, o seu recidivo ABOIO.
A história adivinha o futuro.
NENHUM POLÍTICO PRESTA.
Ao menos, nenhum político brasileiro PRESTA.
SIM, é exatamente esta a ilação que faço.
A que alguns mais perspicazes já vaticinam.
OS POLÍTICOS, NÓS já mudamos.VÁRIAS VEZES.
ACHO EU que precisamos mudar os BRASILEIROS.
Estudarmos mais. Ouvirmos mais. Aprendermos mais. Refletirmos mais. Sermos mais autocríticos. AMARMOS mais. E, mormente, CUMPRIRMOS COM OS NOSSOS DEVERES.
Ou, enfrentemos novos QUINHENTOS E TREZE anos seguindo o roteiro de TOLSTÓI.
À brasileira. 
Guerra e paz. Dependendo da PASSAGEM. Do PÃO. Do CIRCO.
Sempre de CARAS PINTADAS!

Nenhum comentário: