sexta-feira, 19 de setembro de 2014

POUCAS E LAMURIOSAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Há duas certezas que me IRRITAM profundamente nesta CHUVOSA manhã.
Terei de ouvir, UMA VEZ MAIS, a insuportável frase "Graças a deus, hoje é sexta-feira!", na voz do Chico Pinheiro.
E, ainda pior, termino, UMA VEZ MAIS, outra semana, completamente SEM dinheiro.
É sofrimento demais para um DIABÉTICO e ANOSO e MAZELENTO e NACARADO delegado.
Praticamente, sem eira nem beira.
Resta-me, SORRIR.
De tudo e de todos. E, notadamente, de MIM MESMO.
Afugenta o tédio. E ajuda a engolir a ÁGUA COM QUIABO e o REMÉDIO!
Bom-dia, BRASIL!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DO DELLA ROSA!

Sou um HOMEM IMPROVÁVEL.
E de parcíssimos talentos.
ANOSO.
Falido.
E DIABÉTICO.
Conquanto siga a viver as mais DOCES e benfazejas e REJUVENESCEDORAS experiências.
Mercê de ACRISOLADAS mãos de amigos do quilate dos PROFESSORES DOUTORES Paulo Jesus e Erico L. C. Chaves e Anderson Real, par e passo, venho sendo acolhido no OLIMPO das relações humanas.
A saber, a SACROSSANTA seara do CONHECIMENTO.
Pelas para mim imorredoiras portas do Ise Concursos e do Curso & Concurso, dei os primeiros tropicões no delicioso e instigante tablado da troca de informações.
Sendo ali recebido por MULHERES e homens maiores.
Que me emprestaram os seus valiosíssimos TEMPO e CONSIDERAÇÃO.
Com ELAS e eles, APRENDO.
A cada novo encontro.
Que assumem contornos de EPIFANIA.
Um novo e HONROSO chamamento a mim foi endereçado.
Com o NACARADO coração em festa, celebro a DIVINAL emoção experimentada na noite de ontem.
A cada UMA e um de vocês, NOTÁVEIS jovens da Escola Politécnica Treinasse, meu perenal agradecimento.
Os INOLVIDÁVEIS momentos compartilhados hão de estar em destaque nas minhas lembranças por todo tempo que a LEI DAS PROBABILIDADES permitir-me o insuperável prazer da VIDA.
Que sejam BASTANTES outros.
Torço para merecer EU, de fato, em algum lugar do FUTURO, este PRESENTE.

O DIABETES E EU!

MATINAL PICADURA!
No afã de estender a minha existência e dando provas da minha RESILIÊNCIA, entreguei-me ao DESPRAZER da digital medição glicêmica.
DIABÉTICO sou.
E desesperado de medo de AGULHAS sempre fui. Arg! UI!
Esta PLÚMBEA manhã, um alentador sinal deixou.
Mostrando que a luta em contra do MALDITO DIABETES MELITO há de ser sistêmica.
Composta de diárias batalhas. Que ferem como navalhas. 
Ficar longe do LEITE CONDENSADO é uma tortura para este GLUTÃO delegado.
O que importa é que, agindo assim, a MORTE NÃO bate à porta.
E EU adoro a VIDA!
Bandida, sim. Contudo, QUERIDA!
123!
Sim, CENTO E VINTE TRÊS no visor.
E, o VELHO PAULINHO, sorridente e CHEIO DE AMOR!
Valeu, EXCELSO médico e querido AMIGO Marco Paulo Reynol!
Obrigado, uma vez mais, aos deuses da CIÊNCIA.
Haja PACIÊNCIA!
Bom-dia, BRASIL!

NA TV PRA VOCÊ!

Luz. Câmera. EMOÇÃO!
Meu mais sincero e NACARADO obrigado, NOBRES direção e ASSISTÊNCIA do Programa Painel Regional.
Vocês estão a fazer de mim um ser humano MENOS ruim.
E já ocupam um espaço no OLIMPO do meu coração.
https://www.youtube.com/watch?v=qoRNy47QARg&list=UU3eQWOq65eJ122h5QsdJ62w

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

POUCAS E INSPIRADORAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
A melhor invenção humana depois do AR-CONDICIONADO.
Valeu, BOTERO. 
A sua RELEITURA do KAMA-SUTRA encheu de "ESPERANÇA" - se é que vocês ME entendem -, este ROLIÇO delegado.
E derrama POESIA sobre a frase "Venha, GORDINHA/O, que eu a/o quero!"
Bom-dia, BRASIL!

NA TV PRA VOCÊ!

Uma vez mais, uma AULA.
De BRASILIDADE.
Que recebi de ESTRELAS de máxima grandeza.
EDGAR BOTURÃO, JOSÉ ESTEVES, Eraldo José Dos Santos, Sidney P. Costa, Luiz Vinagre e todo o SELETO grupo do RENOMADO Programa Painel Regional.
Falar sobre SEGURANÇA PÚBLICA entre HOMENS PATRIÓTICOS e ABNEGADOS, reacende neste CANSADO policial a imperiosa chama da ESPERANÇA.
Meu mais sincero e NACARADO muito obrigado a TODOS vocês.
E, notadamente, um CORDIAL e afetuoso abraço a cada UMA e um dos CÉLEBRES telespectadores.
Com VOCÊS, tenho APRENDIDO.
E, mercê da sua CIÊNCIA e da sua PACIÊNCIA, tornado-me um ser humano MENOS ruim.
Luz. Câmera. EMOÇÃO!
Até a próxima.
Que seja em BREVE!


terça-feira, 16 de setembro de 2014

POUCAS E EMOCIONADAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
A vida tem o sabor das AMIZADES.
Despertei-me esta manhã com uma IMORREDOIRA manifestação de carinho.
Vinda de um MENINO.
Com contornos MORAIS de um GRANDE HOMEM.
Meu mais sincero e NACARADO muito obrigado, Rafael Balão Roots.
A camisa da Brotherhood e VOCÊ jamais sairão do meu ANOSO e AGRADECIDO peito.
Gestos desta envergadura provam-nos que, vivamos nós sob quaisquer circunstâncias, o diapasão desta sinfonia chamada existência sempre estará nas mãos dos SERES HUMANOS.
E você, AMIGO, é um VIRTUOSE desta música.
Valeu, IRMÃO!
Bom-dia, BRASIL!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FALE, POETA!

Publicado na página DELEGADO POETA.
www.delegadopoeta.com.br
POETA DELEGADO!

Poemas...
Cantando alegrias...
Eliminando dores...
Libertadoras algemas.
As mais eficientes armas para se enfrentar a vida.
O dia todo. Todos os dias.
Cicatrizando feridas...
Instigando amores....
Poesias...

POUCAS E HILÁRIAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Você descobre que SUA MULHER é uma santa quando, no meio do SEU BANHO, vê-se obrigado a gritar por ela para cumprir uma MISSÃO IMPOSSÍVEL.
Que requer TALENTO. E domínio da CIÊNCIA.
Obrigado, uma vez mais, consorte COM SORTE, Cristiane Andrade. Por TROCAR a LÂMPADA do quarto. E, do CHUVEIRO, a RESISTÊNCIA.
Casal VINTE. O homem IMPROVÁVEL. E a MULHER incrível!

POUCAS E REPAGINADAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Enfim, uma SUBSTANTIVA redução de peso.
Ninguém, nem mesmo uma ANTA ROSA MAZELENTA, FALIDA e ANOSA como EU, raspa a BARBA e TOSA os cabelos, ileso.
Adeus, VELHINHO.
Bem-vindo, de carinha de BUNDINHA DE NENÉM e CABELOS DE MAURICINHO, ó PAULINHO!

O DIABETES E EU!

MATINAL PICADURA!
No afã de estender a minha existência e dando provas da minha RESILIÊNCIA, entreguei-me ao DESPRAZER da digital medição glicêmica.
DIABÉTICO sou.
E desesperado de medo de AGULHAS sempre fui. Arg! UI!
Trás tantos e tantos excessos - que saudade do QUINDIM! -, parece-me pouco que haja sido tão somente essa a MAZELA que me restou.
A cruel constatação.
Bom? Ruim? Eis a questão.
138!
Valeu, EXCELSO médico e querido AMIGO Marco Paulo Reynol!
Obrigado, uma vez mais, aos deuses da CIÊNCIA.
Haja PACIÊNCIA!
Bom-dia, BRASIL!

domingo, 14 de setembro de 2014

MOMENTO NARCISO!

www.facebook.com/DELEGADOPOETA
Rumo às TRÊS MIL CURTIDAS!
Compartilhem.
CURTAM!

FALE, POETA!

Publicado na página DELEGADO POETA.
www.delegadopoeta.com.br
MURETAS DE SANTOS!

As melhores parceiras para celebrar o sol.
Através delas, é ainda mais belo o arrebol.
Jamais separam. Amarram.

Círculo e traço.
A imensidão da simplicidade.
Local especial pra um amasso.
Corações da nossa cidade.

Emblemática faceta deste rincão.
Insuflando, em turistas e nativos, inspiradora emoção.
Jamais separam. Aparam.

A linha reta, evidencia os seus encantos.
Um chamamento à LIBERDADE e à CARIDADE.
Mostrando que, aqui, o amor reina nos quatro cantos.
Indeléveis contornos da nossa cidade.

Da Ponta da Praia ao José Menino.
Ou por cada espaço desta abençoada terra. Imagens a formar um hino.
Jamais separam. Amparam.

Ícones. Muralhas. Colo de mãe. Marcos. E, por que não dizer, banquetas.
Fazem parte dos nossos dias. E sonhos. Lamentações e alegrias.
Formas que confortam. E informam. E melhores nos tornam.
Sim, senhoras e senhores, eu amo as NOSSAS MURETAS!

POUCAS E FILOSÓFICAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Faltam tão somente NOVE DIAS para o início da PRIMAVERA.
Foi-se mais um dia desta minha LONGEVA e FINITA era.
A propósito, a ÚNICA que terei.
Romântico e pragmático, como faço desde o dia 23 DE MARÇO DE 1963, começo ESTE DIA absolutamente feliz. Outra vez.
ATEU, fariseu e plebeu, JAMAIS permito que NADA ou NINGUÉM escolha com que armadura desperto.
ANOSO ou pueril, são ou MAZELENTO, nababo ou FALIDO, sigo sendo o mesmo. Sigo sendo um NACARADO e BEM-HUMORADO DELEGADO.
Pouco ME importa se estou ou não certo.
Meu rei sou EU!
Bom-dia, BRASIL!

sábado, 13 de setembro de 2014

POUCAS E REPAGINADAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Uma informação algo HILARIANTE, algo dorida.
Trás uma hora diante do espelho, ROSTO de BUNDINHA DE NENÉM.
Sim, quase um SEMESTRE depois, esta ANTA ROSA MAZELENTA FALIDA E ANOSA, na CARA DE PAU, nenhum PELO ora tem.
Até o ano que vem, ó BARBA QUERIDA!

FALE, POETA!

Publicado na página DELEGADO POETA.
www.delegadopoeta.com.br
OLORES DA PAIXÃO!

É dia de feira.
Manhã de festa.
A desejo a casa cheira.
Colorido ao nosso delicioso caso empresta.

Arranjo sobre a mesa.
Desarranjo sobre os lençóis.
Aqui vivemos sós.
Banhados de suor e de certezas.

Os girassóis.
E a rosa vermelha.
Inesgotável a paixão entre nós.
Ardente centelha.

Rosas amarelas.
Batalha sem fim de amores.
Por ela. Tão belas. São dela.
Minha tara. Minha dedicação. E do campo as flores.

POUCAS E ARRASADORAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
MANDIOCA.
E POLENTA.
A coroar uma INTERMINÁVEL bandeja de FRANGO À PASSARINHO.
Sozinhos.
A SENHORA DELLA ROSA, Cristiane Andrade, e EU.
ATEU. Fariseu. Plebeu.
E GLUTÃO.
Sentados e ESFAIMADOS, devoramos.
Convenhamos, tudo há de ter limites.
Estamos quites. O meu FÍGADO e esta ANTA ROSA.
Ambos, madrugada afora, penamos.
Às favas, mundanas convenções. Ao PRAZER, jamais direi NÃO!
A vida é bem mais gostosa quando, acolá e aqui, nos afastamos do nexo.
E, ainda melhor, se nos fartarmos de sexo.
FRANGO À PASSARINHO. Depois da MEIA-NOITE. Pura FRITURA. Pura GOSTOSURA.
Acompanhado de um caminhão de MANDIOCA. E de POLENTA.
Nesta manhã, estou DESTRUÍDO. E feliz.
Isso é o que importa. Isso é o que sempre quis.
Aguentem firme, ANOSO fígado e PÂNCREAS falido.
Vez que outra, às recomendações médicas, NÃO darei ouvido.
Sei que vou morrer. Não sei a hora. Levarei SAUDADES. Do Q'FRANGO. E das bastantes AURORAS!
Coração, AGUENTA!
Apesar do gosto de CABO DE GUARDA-CHUVA na boca, repito.
Maldita GENÉTICA. Benditos FRANGO, MANDIOCA e POLENTA!
Bom-dia, BRASIL!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

POUCAS E AGRADECIDAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
A idade brinda-nos com algumas valiosas certezas.
Nesta tarde, pude vivenciar o CORDIAL ALCANÇAMENTO de uma delas.
Podemos ser medidos pela envergadura de nossas amizades.
Que delícia estar no centro da cidade.
E sorver um café com seres humanos MAIORES. Cuja silhueta, por fora e POR DENTRO, é por demais bela.
Obrigado NOBRES CAUSÍDICOS e EXCELSOS PROFESSORES Paulo Jesus e Erico L. C. Chaves.
Este CANSADO policial NÃO se cansa de APRENDER com vocês!
Tomando emprestado o bordão de um certo narrador, resta-me gritar a plenos pulmões uma parcela do universo de rejúbilo que sinto.
Vida longa, MEUS AMIGOS!
Que BELEZA!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

POUCAS E REALÍSTICAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
O dinheiro, pouco. O ar, seco. Os anos, muitos. A cara, amassada.
Ser despertado pelos cobradores. E vencido pelas dores.
E para festejar o causticante sol que adentra a espelunca, um trago de ÁGUA DE QUIABO.
Em homenagem ao próprio e POBRE-DIABO.
EU. O ATEU. O Fariseu. O plebeu. Que como serei cremado, nem a terra há de comer. E, tampouco, alguém COMEU.
Que anda pintando bastantes setes. Vítima da própria imbecilidade. E do DIABETES.
E por que não dizer, do meu pendor pelos amores.
Coisas de uma ANOSO MAZELENTO e INSOLVENTE. Que, sou obrigado a confessar, vale pouco. Ou melhor, quase nada.
Se eu não fosse um DELLA ROSA, diria todo prosa, que amanheci bem MAL-HUMORADO.
Na verdade, TODO CASTIGO PRA CORNO É POUCO.
Acabo por RIR. Que é o melhor remédio.
Se de mim mesmo, além de tudo, afugenta o tédio.
Como diz a gíria que ouvi no interior do LOTADO e INSALUBRE e AFOGADIÇO coletivo ontem pela tarde, vou "METER O LOUCO"!
Bom-dia, VIETNÃ!
Não, tenho alma IMBELE.
Às favas, o quanto sofra esta minha SICILIANA pele.
Bom-dia, BRASIL. É o que deseja a cada UMA e um de vocês este DESGRAÇADO e BEM-HUMORADO DELEGADO!

CRIME ORGANIZADO S/A!

Bem-vindos, SENHORAS e senhores, à modernidade.
E ao inferno que campeia por nossas cidades.
Outrora, nos críamos invencíveis.
Hoje, par e passo, estamos nos tornando invisíveis.
BRASILEIRAS e brasileiros, todos nós, perdendo a paciência, a tranquilidade, a esperança. E, notadamente, a voz.
Sim, estamos nos tornando mudos.
Depois de havermos – ou pelo menos uma certa parcela de nós, os RICOS -, tentado fazer uso de toda sorte de escudos.
Muros altos.
Cercas eletrificadas.
Carros blindados.
Sistemas de monitoramento.
Segurança particular.
E outros tantos ditos beneplácitos afins. Aqueles que o vil metal pode bancar. Aqueles que como previra eu lá no passado, tarde ou cedo, haveriam de falhar.
Estamos todos sedentos por “SEGURANÇA”!
Mantendo-nos, TODAS e todos, a olhar para a própria pança.
E trazendo, na alma e na boca, o inconfundível gosto de sangue.
É inegável que o ESTADO não cumpre a contento com a sua parte. São válidas bastantes das acusações e ou queixas e ou ofensas e ou denúncias e ou sarcasmos endereçados ao sistema policial pátrio.
Em todas as suas esferas.
Apesar das suas CONHECIDAS quimeras.
Contudo, o problema NÃO se resume aí.
SEGURANÇA PÚBLICA é dever do Estado. Afirma a Carta Magna.
E RESPONSABILIDADE de todos, completa a desnecessariamente longa e pormenorizada e repetitiva e pouco técnica constituição.
E que fazemos nós, BRASILEIRAS e brasileiros?
Além de vociferar em contra das POLÍCIAS e do ESTADO enquanto cuidamos dos nossos interesses, leiam “DINHEIROS”?
Cada qual por si. E LEI DURA para o outro.
O OUTRO.
O culpado de tudo.
Afinal, VOCÊ ou EU, se olhados sob o benevolente crivo de NÓS MESMOS, somos vestais.
Os OUTROS, ah! os outros, AQUELAS e aqueles animais!
Usamos e abusamos da prática de BURLAR a lei. De INFRINGIR a lei. De ADEQUAR a lei. Quando e se o INTERESSE for nosso.
Em suma, BRASILEIRAS e brasileiros, são especialistas em EU TUDO POSSO!
Não vamos – reafirmo aqui o que venho dizendo há cerca de 20 anos – vencer a CRIMINALIDADE em tempo algum. O ser humano é mau.
Agora, mantê-la em níveis aceitáveis, somente será possível quando e se TODOS NÓS, de maneira ECUMÊNICA – estranha palavra para um ATEU! – revirmos a nossa postura.
NÃO existe mais o tal BANDIDO DESDENTADO, BURRO e ISOLADO.
Estamos diante de uma grande empresa. Quiçá a maior da história da humanidade.
Nas grandes, nas médias e nas pequenas cidades.
Presente. Atuante. Onde, mercê da VIOLÊNCIA, da ORGANIZAÇÃO e do DINHEIRO, as coisas caminham de vento em popa. Como diz o ditado, lá, escreveu não leu, é fogo na roupa.
E nos ônibus.
E nas gentes.
São mais de 1,7 TRILHÃO DE DÓLARES de lucro líquido ao ano.
Sim, mortais como EU, falo de cerca de R$ 4.000.000.000.000,00!
E falo, sim, de POLICIAIS. De POLÍTICOS. De EMPRESÁRIOS. De membros do judiciário. De advogados. De médicos. De jornalistas. De BANQUEIROS. E de um verdadeiro e complacente e nefando EXÉRCITO que só faz crescer. Em todas as áreas profissionais. Em todas as idades. Em todo o orbe.
Especial e infelizmente, com proporções exponenciais, também aqui.
O que fazer, TODAS e todos perguntam.
Confesso, limitado e menor que sou, que não sei exatamente o que fazer.
Jogo luz, sim, sobre o que NÃO devemos fazer.
Aliás, JAMAIS deveríamos tê-lo feito.
Vilipendiar a CIÊNCIA.
Assassinar a PACIÊNCIA.
Tratamos, ao longo das últimas décadas, a questão da SEGURANÇA PÚBLICA como se incipientes e insipientes fôssemos.
Com BRAVATAS!
Sem estudo. Sem planejamento. Com SOBERBA.
E, por outro lado, vivemos sob a égide do IMEDIATISMO.
Como se INVESTIGAR, SENTENCIAR e MANTER AFASTADOS DA SOCIEDADE os que a agridem fosse um capítulo de uma revista de CELEBRIDADES.
AUTORIDADES à mercê dos ventos. Da mídia. Do clamor público. Do PRENDA E ARREBENTE!
Encerro, desta feita, a temática. Interminável e apaixonante e apavorante, trazendo à balha duas considerações.
LEI MAIS DURAS RESOLVEM?
Parece-me – EU lhes disse, não é AMIGAS e amigos? – que não.
O que faremos?
Apostem nisso. Seguiremos ENDURECENDO as leis.
Provocando RISOS nas e nos facínoras. Eles NÃO temem a lei. Pois conhecem como ninguém o valor da IMPUNIDADE.
CONSTRUIR PRESÍDIOS? EFICIENTES e HUMANOS? QUE EVITEM FUGAS NA MESMA PROPORÇÃO QUE RESSOCIALIZEM?
Apostem nisso. Seguiremos achando e afirmando e, o pior dos cenários, tratando presas e presos como se foram animais.
Afinal de contas – contas altas, lembram-se? Cerca de QUATRO TRILHÕES DE REAIS! -, os presos e presas são os outros.
Acorde, BRASIL.
Ou mudamos a nossa POSTURA, ou, para pobres – e NÓS já estamos bem acostumados com isso – e para ricos, a vida no futuro será bastante DURA!
Até as cenas dos próximos capítulos.
Se existirem...