quarta-feira, 31 de julho de 2013

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
A julgar pelos últimos acontecimentos, as autoridades vão torcer para as MANIFESTAÇÕES começarem VIOLENTAS.
Quiçá seja a única forma de TERMOS PAZ!

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES! 
Sou mesmo fadado à BANCARROTA. Segundo a FORBES, o TIO PATINHAS lidera ranking dos personagens mais ricos do mundo.
EU SEMPRE ADOREI O PATO DONALD!

31 DE JULHO DE 2011.

TÚNEL DO TEMPO!
A compilação segue no ritmo das Minhas RETUMBANTES limitações.
Para REJÚBILO Meu, cheguei à sintonia das datas.
A cada novo dia, ofereço-lhes a oportunidade do PLENO acesso ao que EU escrevia há exatos DOIS ANOS.
Serei EU, VINTE E QUATRO meses após, o MESMO?
Concito-os a exararem seu VEREDICTO.
Em 31 de JULHO de 2011, escrevi:

“AÇÃO SOLIDÁRIA! No seu dia, contumaz na preguiça e na ABULOMANIA, opto pela inércia MISANTRÓPICA. Que o MUNDO acabe num barranco. E só MEU!”

“RECEITA DA VOVÓ! Entre a pouca MEMORABILIA da saudosa VÓ CIDA que ME coube, o ABC da LÍNGUA COM POLENTA. E a quitinete já RECENDE SAUDADES!”

“COPA 2014! Sou um MANTEIGA-DERRETIDA. E patriota ao extremo. Logo, assistir ao sorteio das eliminatórias debulhei-ME em lágrimas. Com UFANISMO!”

“PORFIADA DISPUTA! O BRASILEIRÃO segue em ritmo frenético. MORMENTE na batalha pelos primeiros postos. Para o Meu gáudio, no ACUME O TIMÃO!”

“MALDITOS ACRÔNIMOS! Pobre, na verdadeira SOPA DE LETRAS em que se tornou a telefonia HODIERNA, julgo ter encontrado o MEU. Uso um MIPHODONE!”

“INÓXIO ANEXIM! Já escrevi que até a sombra de um HOMEM POBRE é feia. E também que a Minha era feia e grande. Agora, está ENORME E HORROROSA!”

“FRUSTRO SONHO! Lembro-ME de PAPAI apalpando-ME o COCORUTO e vaticinando-ME cultura e FECÚNDIA. Iletrado e pobre, EU comprovo Sua IMPRESCIÊNCIA!”

“LETÍFERA INVEJA! À ENFIADA das Minhas máculas, ADIRA-SE uma mais. Judia-ME ler nas REDES SOCIAIS que OS OUTROS são desprovidos de DEFEITOS!”

“VALOR CENTENÁRIO! DONA BEDUÍNA. Aos 103 anos, aluna ASSÍDUA. Para LOBATO, faz-se um país com homens e LIVROS. E com MULHERES COMO A SENHORA!”

“CONTIDA DIGRESSÃO! Rendo-ME à genialidade dos criadores do TWITTER. Cercearam-ME arroubos MACROMANÍACOS. 140 caracteres. Mesmo que NADA DIGA!”

“PERFEITA SINTONIA! Os Meus DETRATORES afirmam NÃO entender o que escrevo. De Minha parte, NÃO entendo o porquê da sua leitura. E LA NAVE VA!”

“FUGIDIO PATRIMÔNIO! Resta-ME um consolo. Li que os RICOS e FAMOSOS têm seus PERFIS CLONADOS. Há muito se deu comigo. Ao menos, VANGUARDISTA!”

“LOUVÁVEL HUMILDADE! No ALTAS HORAS, MARINA LIMA diz que só interpretaria bem um personagem dela própria. EU, sou um INSUCESSO como EU MESMO!”

“IMPACTANTE NUEZA! Vocalista dos SECOS E MOLHADOS, NEY MATOGROSSO disse ao IG que usava a NUDEZ como arma. EU farei o mesmo. MORRERÃO DE RIR!”

“PROPÍNQUA CONVERSÃO! Face à profusão de seitas, grupos e afins, vejo CLAUDICAR o Meu ATEÍSMO. Serei SECTÁRIO do "Serviço EXOtérico", o SEXO!”

“INOBSCURECÍVEIS VIRTUDES! DESDOURAR sua intuição e agir MATERNALMENTE transformam as mulheres em ALVOS PERFEITOS para NÓS, DOCES CAFAJESTES!”

“Nem ZULU, nem MALUF, porém INEQUIVOCAMENTE Paulo. O DELLA ROSA. Hoje um NOME, amanhã UMA LENDA!....risos e mais risos....”

“ESPUMA TRANQUILIZANTE! Trás as doídas emoções do jogo do TIMÃO, YGHOR BHORIS foi à TINA. Tirando Nossas casquinhas, usufruí do TÉPIDO RELAX!”

ORGÁSTICA EFEMÉRIDE! Lascivo, SÁDICO e sexualmente degenerado, não ME perdoaria caso não celebrasse o DIA DO ORGASMO. Com UMA PROFISSIONAL!”

Ufano-ME de poder visitar o PASSADO.
Um livro ABERTO.
NACARADO!

RINDO DE MIM!

Homem IMPROVÁVEL.
Histriônico DELEGADO!

AREIAS DO JOSÉ MENINO.
Ao lado do QUEBRA-MAR.
Cadeira do complexo gastronômico do MÁRCIO SAÚVA.
YGHOR BHORIS e EU.
Duas moçoilas VINTANEIRAS sentadas a uns poucos metros.
Sou surpreendido pelo SOTAQUE CARREGADO do sergipano “RODRIGO”, assim rebatizado quando da chegada a “SUM PAULO”, como ele mesmo chama o estado mais rico da federação.
Ele, de nascimento, JOSÉ RODRIX!
Ele, de profissão, GERENTE GERAL da barraca.
Diz-ME o nordestino, com sua cabeça enorme e sua cara de menino travesso.
“Oi, PAULO, as minina aculá taum preguntando o teu nome.”
Incontinente, ENCOLHO A PANÇA, cofio a barba e faço cara de DELEGADO RICO.
E lhe digo.
Pois, faça-ME este favor. Vá lá e lhes diga! 
Carregando nos erres e na pompa, tão próprios dos PAULISTANOS QUATROCENTÕES e de MIM, um paulistano sem um tostão.
O querido “RODRIGO” assim fez.
As jovens riram.
EU ME ABRI num PATÉTICO e DESDENTADO sorriso.
“RODRIGO” volta. Cabisbaixo, sorumbático, meditabundo.
Quiçá revivendo os difíceis dias de retirante.
Ainda UFANO, pergunto-lhe se tudo correra bem, NÃO sem antes ajustar a BERMUDA que mal disfarça as dobrinhas.
Ele RI. Alto. E ME ataca na cara a frase letal.
ELAS QUERIAM SABER O NOME DO CACHORRO!
Olho para as MALDITAS e VOLUPTUOSAS meninas logo ali ao lado.
ELAS agora GARGALHAM.
“RODRIGO” segue rindo.
YGHOR BHORIS estampa um abusado brilho nos olhos.
Penso em SUICÍDIO.
Em homicídio.
Em FILICÍDIO.
Descarto.
É LINDO MESMO O MEU FILHO-CÃO.
E EU NÃO passo de um VELHO BABÃO!

Sorria.
Apesar do GERENTE DO BANCO!

TRINTA LINHAS!

Como os PROFESSORES gostam.
E EU sempre RESPEITEI professores e professoras.
E SEMPRE fui TARADO POR ELAS!
Quem ME conhece pode afiançá-lo.
Sou um Homem encalorado. Suar, para MIM, é tão consueto quanto respirar.
Fruto de camadas adiposas auferidas em DEZ LUSTROS de vida.
Da adição desmesurada de PIMENTAS e temperos fortes a Minha sempre FAUSTA e AZIAGA alimentação.
Em Minha defesa o desdouro pelo SAL.
Quiçá explicação maior para que EU ainda esteja vivo.
Tal SUADOIRO, seja quando engravatado, seja quando pelado – HEDONISTA, nessa condição transpiro mais SATISFEITO, com o perdão do trocadilho -, tem dois vieses distintos.
E IMPROVÁVEIS.
A tudo ensopa. Travesseiros, colchão, paletós, camisas, blusas. E MULHERES.
E é INODORO!
Fato. Rios e rios de uma água COR-DE-ROSA. Que traz em suas moléculas NACARADAS porções de PAULO DELLA ROSA JUNIOR.
Um ser que ADORA CHEIROS. Mas NÃO fede!
Coisas de um Homem IMPROVÁVEL.
Contudo, há alguns dias DURMO premido pelo mais quente dos corpos. Calor esse que ME acompanha há DOIS ANOS, DOIS MESES e DEZESSEIS DIAS.
Os ensandecidos termômetros deram azo à impensável rotina.
YGHOR BHORIS ANDRADE DELLA ROSA.
Estatelado na mais lúbrica, indecente, carinhosa e SÁDICA das alcovas.
Entre MIM e a consorte COM SORTE.
Que com MUITA sorte permanece na cama, apesar dos EMPURRÕES, REZINGAS e lutas por espaço.
E EU adoro.
Sem um único AMUO. Nem suar, SUO.
É a FORÇA DO AMAR.
Como é bom AMAR!
Os limites EDIFICAM.
E as NARRATIVAS FICAM!

GOZAR, GOZAR, GOZAR, PRA GENTE SER FELIZ!

A CENTRAL DELLA ROSA DE LIBIDINAGEM, em que pesem o ÁLGIDO meio ambiente, que deixa os Meus BELOS pés 44 de tão gelados, doentes, e a visita de ontem ao UROLOGISTA, que além de SAUDOSO, fez o Meu CU ardente, NÃO poderia se furtar à CELEBRAÇÃO.
DIA DO ORGASMO!
Essa viagem onírica que BASTANTES mulheres têm e tiveram sob Minhas BELAS mãos.
Especialista que sou na arte da DOMINAÇÃO.
Esse momento indizível que BASTANTES mulheres creem IMPOSSÍVEL.
Ululante prova de que necessitam da Minha INTERVENÇÃO.
Esse CLÍMAX FEMINIL que transforma o plúmbeo horizonte em CÉU ANIL.
Meias nos PÉS.
Foto do MÉDICO na estante.
Pensamentos e membro ELEVADOS, entrego-ME à comemoração.
DIA DO ORGASMO!
Palco preparado.
E uma das Minhas maiores TARAS.
Sensação ORGÁSTICA.
Afinal, para o CU do DELEGADO, até ontem virginal, depois da DEDADA, qualquer coisa é REFRESCO.
E, para que EU NÃO ME esqueça jamais que SOU ESPADA, e não FRESCO, 
quiçá a mais representativa COMIDA DE MACHO.
ARROZ E FEIJÃO!
Prato cheio.
Aguento EU. Meu CU aguenta.
COM MUITA PIMENTA!
GOZEI!

CAFÉ COM O PREFEITO!

Diligente espaço deste HOMEM IMPROVÁVEL.
Que tem amigos. Que não largo.
E um PERFEITO para o CARGO.

CANAL UM. Com areia da praia.
Face ESQUERDA.
De quem está com os olhos no encantador ATLÂNTICO.
Há cerca de DEZ MINUTOS.
BURACOS!
Bastantes buracos.
Alguns de mais de DOIS METROS de circunferência.
E mais de MEIO METRO de profundidade.
Além de PEDRAS DO MOSAICO da calçada soltas.
CRIANÇAS arriscando sua integridade física.
Doces senhoras, MÃES E AVÓS, tensas e REVOLTADAS.
Um PETIZ chorando. O joelhinho ESCORIADO.
Tornando MENOR o orgulho de se viver em SANTOS.
E desperdiçando DINHEIRO!

Seu, MEU AMIGO.
E MEU!

O LEBLON JÁ FOI BOM!

EXTRA! EXTRA!
CABRAL faz um chamamento à consciência familiar dos manifestantes.
Afirma - com invulgar razão - que a sua prole NADA tem a ver com os atos do POLÍTICO.
A ver NÃO.
Muito embora, não deixem de VER.
E o EXEMPLO, na Minha HÚMIL opinião, é o que de MELHOR um PAI pode dar a seus filhos.
Andando a pé ou de HELICÓPTERO.
Sendo munícipe ou GOVERNADOR.
Disse o genial Paulinho da Viola. "FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA".
Contudo, o NOSSO CORAÇÃO NÃO vamos deixar levar. 

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
QUINZE ANOS no BRASIL. Celebração em VERDE E AMARELO.
QUINZE MINUTOS no paraíso. Ingestão do COMPRIMIDO AZUL!

PAPO ESCROTO!

Nessa coluna, uma conversa adstrita aos que carregam um saco musculocutâneo que contém os testículos e os epidídimos.
Como TETAS - EU AMO TETAS - e curiosidade são poesias da essência FEMINIL, que ELAS também leiam.

Um Homem será tão mais sábio quanto maior for a sua capacidade de aceitar que as MULHERES – nédia distinção – são absolutamente IMPREVISÍVEIS.
Qualquer GESTO ou PALAVRA pode significar tudo.
Ou nada.
Bem como todo o UNIVERSO contido entre os limites que essas antípodas grandezas encerram.


Machista. CHAUVINISTA. Hedonista. ARTISTA!
Carinhoso. Atento. Cavalheiro. Histriônico. PLEBEU!
EU.

terça-feira, 30 de julho de 2013

FALE, POETA!

CARINHOS deste HOMEM IMPROVÁVEL!

"O NARIZ E O CALO!

Seria uma aventura?
Ou um voo louco?
Quiçá mera frescura.
Deste beletrista rouco.

Para alguns, insanidade.
A outros, traria paúra.
Lassar-se à ebriedade,
como um vinho à cura.

Ruídos de farfalhos.
Decúbitos inversos.
Os braços em galhos.
Glúteos e rosto submersos.

Batalha de PIRRO ali se instala.
Como a própria rima entre nariz e calo.
SUBMISSÃO e PRAZER a língua resvala.
Dando à DAMA o poder do FALO!"

Aos que sabem dar valor.

30 DE JULHO DE 2011.

TÚNEL DO TEMPO!
A compilação segue no ritmo das Minhas RETUMBANTES limitações.
Para REJÚBILO Meu, cheguei à sintonia das datas.
A cada novo dia, ofereço-lhes a oportunidade do PLENO acesso ao que EU escrevia há exatos DOIS ANOS.
Serei EU, VINTE E QUATRO meses após, o MESMO?
Concito-os a exararem seu VEREDICTO.
Em 30 de JULHO de 2011, escrevi:

“ENFADONHO NEGATIVISMO! Sua Alteza, o Príncipe YGHOR BHORIS, dá sinais de AGASTAMENTO com o rosário de NÃOS que recebe. Já REZINGA e GRUNHE!”

“RECIDIVA PALRAÇÃO! Noite longa. Sonhos aflitivos e HIDRORREIA. Frutos de um interminável COLÓQUIO entre MIM e o PERNIL sofregamente TRAGADO!”

“DEUTSCHE SPRACHE! As manhãs de sábado, outrora panos de fundo de ESTREPITOSOS roncos, veem-se cenário da RENHIDA luta entre o ALEMÃO E MIM!”

“CRUENTA RELATIVIDADE! OURO lidera aplicações. Tal conhecimento traz no seu bojo uma EINSTEINIANA dualidade. NA PINDAÍBA, para MIM nada MUDA!”

“CABAL JUSTIFICAÇÃO! Por décadas, quase CINCO, muitos ACOSSARAM o porquê do Meu sucesso com ELAS. Ao que invariavelmente REDARGUI. "Se DOMINADAS, vão às NUVENS"!”

Ufano-ME de poder visitar o PASSADO.
Um livro ABERTO.
NACARADO!

POUCAS E SOFRIDAS E REVOLTANTES PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Exatamente 19h39. NET/VÍRTUA. Sempre INESQUECÍVEL. Para eles, tudo. E para o CLIENTE, porrada.
UMA HORA E VINTE E CINCO MINUTOS DEPOIS, a COBRANÇA INDEVIDA AINDA NÃO está sanada. Pediram-ME QUATRO dias úteis. INÚTEIS!

POUCAS E SOFRIDAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Dei início ao PÉRIPLO de solver uma FATURA INDEVIDA junto ao serviço de atendimento ao cliente da NET/VÍRTUA. 
Exatamente às 18h14. ATEU, não rezo. VEJAMOS!

MEMORÁVEL INDICADOR!

Dedo em riste.
Estava triste.
Meticulosa e apreensiva preparação.
Em que pesem os ventos brandos e a resiliência, ousadia com contornos de procela.
Intimorato, celebro. O primeiro passo foi dado.
Decisão.
Não tenho tudo que amo. Conquanto, faço-ME feliz ao amar tudo que tenho.
O dinheiro lesto e fugidio não é neblina eficaz diante do ciano horizonte que aos cinquenta anos vislumbro.
Que tem por pano de fundo a grandeza que julgo maior.
PAZ.
Que por pouco não se desfaz.
Decisão tomada, alma e outras partes lavadas, fui ao outrora procrastinado encontro.
Tonto.
Pela beleza do lugar. Rico em detalhes de invulgar bom-gosto.
Desde o portal, cálido acolhimento. Brumas de sedução.
Pontual, sou. E pontualidade recebi.
O coração acelerado.
Os olhos atentos.
Certa tensão no ar.
Eis que surge.
Branco impecável.
Fala mansa. Andar altivo. Olhar penetrante.
Tudo se transforma neste instante.
Por primeira vez, esperava EU mais distanciamento.
Célere, condensou tudo em um momento.
A hora era chegada.
Médicas luvas. Intocada uva
PSA. Próstata. Prostrado.
O DELEGADO de QUATRO.
O UROLOGISTA em pé.
Nem pude endereçar-lhe um “E AGORA, JOSÉ?”.
DEDADA!
E eis que o Meu imo encontrou.
Sem menos, sem mais.
O Meu rabo desvirginou.
Entrando, literal e metaforicamente, nos Meus ANAIS.
Excitado, cubro as partes pudendas e o mais nobre dos Meus orifícios.
Seu ofício.
Um veredicto para MIM.
Anamnese para ELE.
Final feliz.
Sem beijos.
Um aperto de mão.
A MÃO DO INDICADOR!
Saudades, AMOR!

POUCAS E ORGULHOSAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
São 4h46. Trás CINQUENTA E TRÊS horas, EU consegui!
O www.delegadodellarosa.com.br está TODO em PORTUGUÊS!

FALE, POETA!

CARINHOS deste HOMEM IMPROVÁVEL!



"ETÉREA SILHUETA!

Perfume.
Onírica ilação.
Olfato absoluto.
Há ainda a tentação dos ouvidos.
Em forma de canção.

Raça. Graça. Etnia. Santa. Vadia.
Única. Qualquer. Menina. Mulher.
Pêssego? Veludo? A pele é tudo.
Sensual. Amoral. Cordial. Vestal.
Recatada. Liberada. Dominada.

Olhar.
Imperiosa distinção.
Penetrante. Instigante. Servil.
Música na voz.
Rouca. Pouca. Louca.

Mãos. Boca. Cabelos. Língua. Corpo.
Textos e imagens em lúbrico contexto.
De igual para igual. Por MIM. Para MIM.
Deusa. Demônio. Oxigênio. Ozônio.
Fatal. Fugaz. Frugal. Falaz. Desfaz e faz.

Lirismo.
Ousadia e cinismo.
Égua. Potranca. Cavala.
No quarto. Na sala.
DISPOSTA!"


Aos que sabem dar valor.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PREITO NACARADO!

MOMENTO NARCISO!
É inquestionável que sou um Homem limitado.
Cinquenta anos e contando moedas para as básicas necessidades provam-no.
Como contraponto, a ululante certeza que VIVI.
Quiçá isso explique o patamar que o Meu BLOG ora alcança.
NÃO!
ERREI muito.
Passei por péssimos bocados.
Sempre ungido pelo AMOR de seres humanos maiores.
Bastante maiores do que EU.
OUSEI muito.
USEI e ABUSEI da saúde e do DINHEIRO com que fui aquinhoado.
De forma DELICIOSAMENTE inconsequente.
Sempre em companhia de MUITAS MULHERES.
Que deram imerecida proporção aos Meus pontuais acertos.
Entre desprezíveis e INOLVIDÁVEIS mulheres, entre vilanazes e louváveis SERES HUMANOS, as MÃOS SANTAS!
Generosamente estendidas, falaram – e fizeram – mais alto.
E de forma inarredável explicam – e disso são COAUTORES – a chegada à CINCO MILÉSIMA VISITA!
Sim, neste exato momento 5.001!
O primeiro piso desta verdadeira TORRE DE BABEL que responde pelo pomposo nome de PALAVRA DE DELEGADO.
Que honrosamente trouxe à luz sua primogênita cria.
Que seguramente ME – leia-se NOS – levará ao lançamento de um PRIMEIRO de MUITOS LIVROS.
Confio no MEU TALENTO.
E CREIO - soa-ME estranha qualquer derivação desse verbo quando por MIM protagonizada – na PARCERIA, no ALTRUÍSMO, na CRÍTICA CONSTRUTIVA e, mormente, no SUPORTE de Homens e MULHERES – nédia distinção – como vocês.
Meu mais EMOCIONADO e NACARADO muito obrigado.
PAULO DELLA ROSA.
Cafajeste. Plebeu. ATEU.

EU!

DENTADAS NA CARNE!

YGHOR BHORIS. Filho. ASSESSOR. Matreiro.
Folclórico. Sardônico. FRASISTA!

CABRAL afirma que precisava de uma dose de HUMILDADE.
Seus ELEITORES precisam de um toque de CIVILIDADE.
Deixando-o, nos próximos pleitos, na SAUDADE.
Só assim DESCOBRIREMOS um NOVO BRASIL!

Gostou não?
Reclame com o Meu FILHO-CÃO!

CHORE, SÃO PAULO!

EXTRA! EXTRA!
O saudoso ADONIRAN BARBOSA, com aquela invejável VOZ ROUCA E GRAVE, se entre Nós estivera, por certo protestaria.
E mudaria a deliciosa canção TIRO AO ÁLVARO.
Exatamente neste verso.
"...mata mais que atropelamento, mata mais que".....
Em vez do genial ..."bala de revórver"..., cantaria, entristecido.
MATA MAIS DO QUE O VÍRUS H1N1. O da GRIPE SUÍNA!
Até o dia 18 de julho de 2013, no estado MAIS RICO da federação, já levou a óbito 327 almas.
QUATRO vezes mais do que as 73 do ano de 2012.
E canto EU, saudosa maloca, maloca querida, onde NASCI e passo TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA!
Acorde, SÃO PAULO!

29 DE JULHO DE 2011.

TÚNEL DO TEMPO!
A compilação segue no ritmo das Minhas RETUMBANTES limitações.
Para REJÚBILO Meu, cheguei à sintonia das datas.
A cada novo dia, ofereço-lhes a oportunidade do PLENO acesso ao que EU escrevia há exatos DOIS ANOS.
Serei EU, VINTE E QUATRO meses após, o MESMO?
Concito-os a exararem seu VEREDICTO.
Em 29 de JULHO de 2011, escrevi:

“BABAÇÕES E LIBAÇÕES! O PERNIL, uma ODE ao deleite. Os amados YURI e GIULLIA, parceiros. E a PIETRA dando-ME sinais de amor. UM DIA ESPECIAL!”

“PAULO FLINSTONE! Sou mesmo um BRUTAMONTE. Em particular no comer. Ao devorar as farpas do PERNIL segurando-o pelo osso, quase gritei WILMA!”

Ufano-ME de poder visitar o PASSADO.
Um livro ABERTO.
NACARADO!

ESTOURANDO LÂMPADAS!

O novo espaço deste DELEGADO BEM-HUMORADO.
Deste HOMEM IMPROVÁVEL.
Nacarado ambiente, onde ideias mirabolantes produzem efeitos inesperados.

O SACO DO CHEFE é o CORRIMÃO da vida!
Se você o segura de menos, suas promoções escorregam. E outros ganham.
Se o LAMBER demais, seu PRESTÍGIO e sua garganta ficam cheios de pelos.
E o seu NOME e a sua DIGNIDADE apanham.

Não se deixe influenciar por tudo que dizem.
Pode ser que estejam querendo colocar COISAS NA SUA CABEÇA!

POUCAS E SONOLENTAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Uma CAIPIRINHA. Arroz e FEIJÃO. Três DINDAS. Babei!
O edredão do CORÍNTIÃS. O tempo frio. Paixão infinda. HIBERNEI!

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
O IDHM do BRASIL avançou. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal.
O Meu IDHN chafurdou. Índice de Desenvolvimento Humano NACARADO! É a CRISE!

TIM-TIM!

SAÚDE, ENFIM!
Uma caminhada até o canal 3.
Com o SOL a ME acarinhar.
E a cabeça sendo purificada pelo álgido vento invernal.
Pés no chão.
Literal e metaforicamente.
O SITE está pronto.
Pronto?
Sim e NÃO, é a visão de um tonto.
Sou realmente um Homem de intelecto menor.
Os desvãos, os escaninhos e as sendas tão recorrentes no universo cibernético são-ME cabalmente ignotos.
Mistérios aterrorantes.
Pragas assoladoras.
Cruentos óbices.
Não fui capaz de erigir uma página à altura dos Meus LEITORES.
E por isso pranteio.
Estou certo de que construí um portal bastantes pisos acima da rés do chão cultura que amealhei nestes Meus cinquenta longos anos de existência.
E por isso celebro.
Interfaces de um mesmo cochilo. O pesadelo e os devaneios oníricos.
Resta cristalino, neste rosário de incontáveis erros e pontuais vitórias, que o domínio www.delegadodellarosa.com.br é MEU.
E que a obra é de MINHA LAVRA!
E NÃO há ali um milímetro cúbico que não se haja totalmente impregnado de PAULO DELLA ROSA JUNIOR.
O que penso.
O que faço.
O que sonho em fazer.
O QUE NÃO FAÇO.
E, mormente, aquilo que o MEU CORAÇÃO DIZ.
Nas críticas, muitas.
Nas LOAS. Sempre menores daquilo que seus destinatários fazem jus.
E na LEITURA - prática que ME foi sempre companheira - que traço da vida.
E DAS PESSOAS.
Voltando da caminhada, no PIT STOP - prefiro parada técnica - da BARRACA DO MÁRCIO SAÚVA, ao lado do cada vez mais atrativo QUEBRA-MAR, ousei.
Julgo, húmil, que mereci.
UMA CAIPIRINHA.
A SEGUNDA da vida.
Tradicionalíssima.
Apenas com um toque AMARGO. 
AMARIDÃO. Sádico, tenho tara por sabores, olores e cópulas FORTES.
Gengibre.
Um copo anos-luz à frente do que Minha resistência poderia contrapor.
SORRI.
Sou mesmo um HOMEM IMPROVÁVEL.
Um carcamano. Mal-amanhado. CAFAJESTE.  Duro como um coco.
E apesar disso, com página própria. LUZ PRÓPRIA. E totalmente louco.
Louco por você, CORÍNTIÃS.
Louco pelos que AMO.
Louco para que TODOS VIVAMOS MELHOR.
E muito mais FELIZES.
SAÚDE!

POUCAS E AFLITIVAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
OAB decide implantar EXAME ORAL como terceira etapa a seus postulantes.
Face às gritantes insciências jurídicas que professo, cumpre-ME implantar, em Minha rotina de estudos, uma terceira jornada. De BASTANTES HORAS!

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Com o desaparecimento completo das cédulas de R$ 100 e de R$ 50 do Meu convívio, vivo hoje um momento de excitação.
Em circulação, as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5. Quem sabe agora ENCHO A CARTEIRA!

FALE, POETA!

CARINHOS deste HOMEM IMPROVÁVEL!

"FLORESCER!

Ignorância.
Retorno à infância.
Lancinante ânsia.
Eclâmpsia.


De risco, o parto.
De detalhes, farto.
Um assustador lagarto.
No aconchego do quarto.

A fórceps.
Tensos bíceps.
Doridos quadríceps.
Paixão. Exaustão.

Contracepção.
Manifestação.
Cirúrgica devoção.
Vívida emoção.

Imperfeito como o pai.
Algo de MIM se esvai.
O que pelos dedos sai.
O que do coração cai.

Mais um filho Meu.
Que o fado elegeu.
Milagre de um ATEU.
E o SITE se deu!"


Aos que sabem dar valor.

domingo, 28 de julho de 2013

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
BOTAS DE CANO ALTO! Carro-chefe da moda no INVERNO.
Em sendo BRANCAS, são para MIM o INFERNO. Deixam-ME QUENTE!

28 DE JULHO DE 2011.

TÚNEL DO TEMPO!
A compilação segue no ritmo das Minhas RETUMBANTES limitações.
Para REJÚBILO Meu, cheguei à sintonia das datas.
A cada novo dia, ofereço-lhes a oportunidade do PLENO acesso ao que EU escrevia há exatos DOIS ANOS.
Serei EU, VINTE E QUATRO meses após, o MESMO?
Concito-os a exararem seu VEREDICTO.
Em 28 de JULHO de 2011, escrevi:

“AMIMADO CANÍDEO! Dada a Sua PROGÊNIE siciliana, Príncipe YGHOR LADROU e dançou com o Seu novo brinquedo. Um novelo de ESPAGUETES COLORIDOS”

“VICINAL DERROCADA! A Minha INSOLVABILIDADE tem um viés PLUMBÍFERO. Trás cerca de 30 anos, ficarei sem carro. Ao menos, DEI UM PNEU AO YGHOR!”

Ufano-ME de poder visitar o PASSADO.
Um livro ABERTO.

NACARADO!

POUCAS E REVOLTADAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
EU NÃO tenho estômago para ISTO. É ENOJANTE!
Num universo de 52,27% de PARDOS e NEGROS, só havia BRANCOS na despedida de CHIQUINHO. Ufano-ME por ser ATEU. E por ser NEGRO POR DENTRO. Em que pese o OPRÓBRIO que escorre por MINHA TEZ!

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
A lista dos talentos que NÃO possuo é MEMORÁVEL.
Agregue-se com NÉDIA relevância a lida com o WORDPRESS. Seis horas depois, CAPITULO!

DENTADAS NA CARNE!

YGHOR BHORIS. Filho. ASSESSOR. Matreiro.
Folclórico. Sardônico. FRASISTA!

"Corrija um SÁBIO e o fará mais sábio.
Corrija um TOLO e o fará seu inimigo.
Corrija o seu CHEFE e VOCÊ ESTARÁ FODIDO!"

Gostou não?
Reclame com o Meu FILHO-CÃO!

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
EIKE BATISTA perde 99% da sua fortuna e deixa de ser BILIONÁRIO!
EU, que jamais tive fortuna alguma, tampouco quaisquer benesses governamentais, com o estipêndio que recebo, mantenho a condição de PERFEITO OTÁRIO!

"TRAPAPALHADAS!"

EXTRA! EXTRA!
A vida imita a arte.
Naturalmente, tudo não passa mesmo de pura FICÇÃO.
O BANHEIRO DE PAPA.
CHIQUINHO. Paes. Rio de Janeiro. 
GUARATIBA. Papado. Palhaçada.
DOZE apóstolos.
DOZE estações da VIA SACRA!
DOZE TOALETES ao lado da sua casa, bem em frente ao CAMPUS FIDEI.
Que NÃO foram utilizados. E nem pagos AINDA.
Campus Fidei. Que NÃO foi utilizado. E segundo o ALCAIDE, NÃO recebeu verbas públicas.
PÚBLICO que NÃO tem alojamento. Nem transporte. Nem SEGURANÇA.
SEGURA NA MÃO de deus e vai, ó MARMORISTA!
O que é um prejuízo de DEZ MIL REAIS diante desta MERDA TODA!

27 DE JULHO DE 2011.

TÚNEL DO TEMPO!
A compilação segue no ritmo das Minhas RETUMBANTES limitações.
Para REJÚBILO Meu, cheguei à sintonia das datas.
A cada novo dia, ofereço-lhes a oportunidade do PLENO acesso ao que EU escrevia há exatos DOIS ANOS.
Serei EU, VINTE E QUATRO meses após, o MESMO?
Concito-os a exararem seu VEREDICTO.
Em 27 de JULHO de 2011, escrevi:

“AVÓS TURBINADOS! Voluptuosa, uma avó de 37 anos será CHEERLEADER do Oakland Raiders. Avô e aos 48 anos, posso ser VELHO-PROPAGANDA DE SUMÔ!”

“LONDRES 2012! Eficiência e pontualidade BRETÃS. O primor e a excelência saxões. A um ano do evento. Tem ainda o CABELO DO PREFEITO MCKINNON!”

“IDÍLICA PALETA! Conhecida longe dos PAMPAS como PERNIL, ELA será o carro-chefe do almoço de amanhã na TIA PINA. Com YURI, GIULLIA e PIETRA!”

Ufano-ME de poder visitar o PASSADO.
Um livro ABERTO.
NACARADO!

sábado, 27 de julho de 2013

PIOS E PIAS. MARCHA DAS VADIAS!

EXTRA! EXTRA!
RÁ RÁ, RU RU, NHECO NHECO, NHÉM NHÉM, o RIO DE JANEIRO não é de NINGUÉM!
O brado de uma só voz que vem do alto do CORCOVADO.
PEREGRINOS DA JOTA EME JOTA e PEREGRINAS DAS XOXOTAS em concomitante GENUFLEXÃO.
Ou seria em virulenta DISSENSÃO?
PIAS versus VADIAS?
CÔNCAVAS?
Convexas?
SEXISTAS e boiolas.
Assexuados CAROLAS?
De braços abertos, o CRISTO REDENTOR a tudo assiste.
Quiçá como EU, desejoso de saber se a PUDICÍCIA persiste.
Quiçá como EU, de olhos nas TETAS. Nem ele, à tentação resiste.
Orla de COPACABANA.
Multidão. ROR.
Este filme conhecemos de cor.
Com um desfecho mais que bacana.
Cedo ou tarde, a LIBIDO se ERIÇA.
E todos acabam COMENDO A PIZZA!

MATERNAL MULHER. MADRASTA INFORMÁTICA!

ÁS NO COMPUTADOR!

SHEILA querida!
A metade dos Meus anos.
Tanto apoio aos Meus planos.
Escultura de mulher EM VIDA!
Falemos de flores.
O domínio é MEU. Haja dores.

www.delegadodellarosa.com.br

Hospedagem assegurada.
Em espaço respeitado.
Logística demorada.
Limitações do cafajeste delegado.
DNS. Master. Slave. Tensão.
Unhas claras. Perfume. TESÃO!

www.delegadodellarosa.blogspot.com

Tudo junto. Tudo misturado.
A dois. A três. Muitas. Safado.
Pari passu, preocupação e ansiedade.
Homeopáticas ousadia e responsabilidade.
Viagem onírica. Pertinácia. Talante.
Hei de ver o MEU LIVRO na sua estante!

LEÃO FAMINTO!

EXTRA! EXTRA!
O BRASIL atingirá hoje R$ 900 BILHÕES em IMPOSTOS PAGOS neste ano.
Parecem-ME indisfarçáveis duas conclusões.
Há MUITA sonegação na terra do PINDORAMA.
Superada em larga escala pela INCOMPETÊNCIA na GESTÃO desta IMENSIDÃO DE RECURSOS.
Com exatos R$ 12,00 na carteira, reúno forças para pensar.
NÃO, não foram os VINTE CENTAVOS!

POUCAS E EMOCIONADAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Sem conter o convulsivo pranto, entrego-ME a um INDIZÍVEL prazer.
MY WAY. Em ritmo de SAMBA. By DEMÔNIOS DA GAROA!

DENTADAS NA CARNE!

YGHOR BHORIS. Filho. ASSESSOR. Matreiro.
Folclórico. Sardônico. FRASISTA!

"O JABOR foi muito feliz quando desenhou a MULHER IDEAL. Companheira, divertida, carinhosa, parceira, intensa. Que manda às favas estereótipos e poses. A mulher VERDADEIRA.
EU, troco tudo isto por um adjetivo. RICA!"

Gostou não?
Reclame com o Meu FILHO-CÃO!

DENTADAS NA CARNE!

YGHOR BHORIS. Filho. ASSESSOR. Matreiro.
Folclórico. Sardônico. FRASISTA!

"Clérigos e carolas, nubentes apaixonados, espargem arroz sobre o papa. Contudo, se tiverem de AMASSAR BARRO nas periferias, o ARROZ EMPAPA!"

Gostou não?
Reclame com o Meu FILHO-CÃO!

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Ser ou não ser um beletrista respeitado pela crítica e ungido pelo povo é segredo do PORVIR.
O suplício do urgente e imprescindível conhecimento da CIBERNÉTICA é PRESENTE. De grego. E NÃO da estirpe do Meu amado amigo Peter Alexandrakis. Wordpress, lá vou EU!

POUCAS E DECEPCIONADAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
É CHIQUINHO, parece-ME que, tão logo você se vá, o povo - leia-se os ugandenses da SUGANDA - ficará sozinho.
Pedir à IGREJA - em uma missa para os SUÍÇOS da suganda - que vá até a PERIFERIA, concessa maxima venia, até EU - visceralmente ATEU - faria. O que EU não posso é OBRIGÁ-LA. Você, CHIQUINHO, deveria!

FALE, POETA!

CARINHOS deste HOMEM IMPROVÁVEL!

"Preito a ÉRICO LAFRANCHI CAMARGO CHAVES.

Generoso invitamento.
Longo caminho de retorno.
Tempos sabáticos se foram.
Auspicioso horizonte.

Livro sobre a ética no direito.
Livro de ficção. Carinho.
Livros por todos os cantos.
Livre-docência. Decência.

Consueto proceder galhardo.
Enigmático, por certo.
Os olhos nos olhos.
Praia grande. Coração ainda maior.

Proveitosa tertúlia.
O fenômeno da reverberação.
Santa amicícia. Pudicícia.
Jesus!

O abraço cada vez mais significativo.
Nada de palavras ao ouvido.
Na síntese o apogeu.
Filho. Patrono. À imagem do pai.

Mãos longas. Hirsutas. Prontas pra luta.
Essência imbele. O andar decidido.
Magro. Comprido. AMIGO.
Invulgar figura. Entre nobres e plebeus.

Estrategista. Tímido artista. Richelieu.
Ouvinte. Amortecedor. Antenado.
Estudioso. Meticuloso. Eficiente.
Camarada. Bússola. Porto. GENTE!"

Aos que sabem dar valor.

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Qualis pater, talis filius!
YGHOR BHORIS e EU em perfeita harmonia. INSONES!

sexta-feira, 26 de julho de 2013

26 DE JULHO DE 2011.

TÚNEL DO TEMPO!
A compilação segue no ritmo das Minhas RETUMBANTES limitações.
Para REJÚBILO Meu, cheguei à sintonia das datas.
A cada novo dia, ofereço-lhes a oportunidade do PLENO acesso ao que EU escrevia há exatos DOIS ANOS.
Serei EU, VINTE E QUATRO meses após, o MESMO?
Concito-os a exararem seu VEREDICTO.
Em 26 de JULHO de 2011, escrevi:

“HODIERNO RETRETE! Sequela ASCOSA da modernidade, uma em cinco pessoas perde o celular no vaso sanitário. TUDO que oram é PRÓPRIO DA LATRINA!”

“INQUIETANTE CENSO! Em se falando de TELEFONIA CELULAR, o BRASIL mostra a sua cara. É RETANGULAR. Há mais CELULARES por aqui que BRASILEIROS!”

“FIOFÓ EM BRASA! A AUSTRÁLIA tem um quê de PICANTE. Seja por NICOLE KIDMAN. Ou pela mais ardida pimenta do mundo. A TRINIDAD SCORPION BUTCH T!”

Ufano-ME de poder visitar o PASSADO.
Um livro ABERTO.
NACARADO!

TRINTA LINHAS!

Como os PROFESSORES gostam.
E EU sempre RESPEITEI professores e professoras.
E SEMPRE fui TARADO POR ELAS!

Esquisita simbiose.
Os dedos e os olhos a refutar os mandamentos da razão.
Convoco-a amada VÓ CIDA. Minhas forças estão anos-luz aquém do razoável para que este Dom Quixote nacarado desafie os lancinantes golpes deste adorado moinho.
Sou inteiramente responsável por esta recidiva sina.
Filhos hão de ser gerados no sacrossanto leito do AMOR.
Resiliente, mantenho indene a idiossincrática postura de suportar a dor.
Mormente aquelas a que dou ou dei gênese.
Permito-ME, tão somente, uma imperiosa exegese.
Lá se vão vinte e quatro anos.
Dezesseis em dose dupla.
Contrito, vez alguma ME afastei da certeza da pujança dos grilhões de Minhas bastantes imperfeições.
E limitações.
Que atingem seu acume na desdourada e pífia persona PATERNAL.
Incompetente. Incapaz. Inepto.
Maldito fado. Tão bom filho. Tão bom NETO.
Por inolvidáveis átimos, migalhas de carinho. Em poucas palavras. Contados sorrisos. Minguadas jornadas.
Momentos em que exultei. Celebrei. CHOREI.
EFEMÉRIDES.
Bençãos? Vilãs!
Dia dos AVÓS.
EU ME sinto mal. Menor. TÃO SÓ.
Onde quer que esteja você, amantíssima netinha, que este pleito percorra-lhe a nívea pele.
EU A AMO DESESPERADAMENTE.
Nessa noite fria. Nos dias de calor. Desde sempre. AMOR DEMAIS. De AVÔ.
Como queria EU ouvir agora o seu mavioso "OI, FOFÔ"!

Os limites EDIFICAM.
E as NARRATIVAS FICAM!

RINDO DE MIM!

Homem IMPROVÁVEL.
Histriônico DELEGADO!

Estou ARRASADO.
Uma semana inteira de preparação.
O melhor perfume.
Visita ao PELA-PORCO.
Várias demãos de creme nas NÁDEGAS, no afã de mascarar a SINANTOCARPIA.
Vestimenta escolhida a dedo. Tudo combinando. Que GRAVATA!
Um bombom no bolso do paletó.
ROSA VERMELHA EM PUNHO!
O celular DESLIGADO.
Eis que chego ao consultório do UROLOGISTA.
Tremor nas mãos. Coração acelerado.
EXCITAÇÃO.
Meu mundo caiu!
Cinquenta anos à espera da fatídica DEDADA.
NADA!
Consulta desmarcada.
CHORO copiosamente.
Um nó na garganta. Um vazio na mente.
Volto para casa abatido. Deprimido
Em um ônibus lotado.
Feito um cão sarnento na mudança perdido.
É lancinante ser DESPREZADO!
Terça-feira próxima vindoura.
E uma certeza que por demais desdoura.
Reduto de tantas e tantas LINGUADAS.
Segue VIRGEM o CU DO DELEGADO!

Sorria.

Apesar do GERENTE DO BANCO!

CAFÉ COM O PREFEITO!

Diligente espaço deste HOMEM IMPROVÁVEL.
Que tem amigos. Que não largo.
E um PERFEITO para o CARGO.

Avenida JOÃO PESSOA. Há cerca de DUAS HORAS.
Calçada do lado ESQUERDO da mão de direção.
Trecho entre as ruas MARTIM AFONSO e FREI CANECA.
Buracos imensos. Pedras do calçamento sendo espalhadas.
E levadas.
A poucos metros da PREFEITURA.
Deixando feio e triste e perigoso o CENTRO DA CIDADE.
Colocando em risco os transeuntes.
Revoltando os munícipes e os visitantes.
E desperdiçando DINHEIRO!

Seu, MEU AMIGO.
E MEU!

POUCAS E ANSIOSAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Em um par de horas, CONSULTA COM O UROLOGISTA.
Por via das dúvidas, perfume novo. Barba e cabelos aparados. E um indefectível traje. PALETÓ e GRAVATA. E um SONHO DE VALSA no bolso.

POUCAS E ABRANGENTES PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Senhores PIOS, jovens ou NÃO. RICOS ou não. Famosos ou não. Estando no RIO DE JANEIRO para orar ou pelo BRASIL a vaguear. Sempre reprovável, aqui se FURTA em PORTUGUÊS!
PUNGA. Pessoa que pungueia. Batedor de carteiras. LANÇA. LANCEIRO. PUNGUISTA. Até o lusitano CARTEIRISTA, aceitamos. "PUNGISTA" é persona non grata. Até pela última FLOR DO LÁCIO!

RINDO DE MIM!

Homem IMPROVÁVEL.
Histriônico DELEGADO!

Ainda no corredor do Meu andar.
A meio metro do elevador.
Uma voz ao fundo.
MENINO!
A amada VIZINHA-MÃE, sempre loquaz, sempre generosa.
Olhe, duas coisas, disse.
Você ficou LINDO com o cabelo cortado e DE BARBA.
E, NÃO ACREDITO QUE EU GOSTO TANTO DE VOCÊ!
Agradeço o imerecido carinho e lhe peço um cafuné.
E redarguo.
Por que NÃO acredita? Para, já no próximo segundo, perceber a ABSURDEZ da indagação, se vinda de uma boca tão ÍMPIA como a Minha.
A linda e lépida VELHINHA – 72 anos de encantamento -, faz um sinal da cruz e berra.
O QUE VOCÊ ESCREVE SOBRE O PAPA! VOCÊ VAI PARA O INFERNO. E EU VOU JUNTO!
E completa.
Nem se você fosse ao RIO DE JANEIRO e se confessasse com o PRÓPRIO, os seus PECADOS seriam perdoados.
E finalizou, quase chorando.
Com o QUANTO EU GOSTO DE VOCÊ, nem os MEUS!
HOMEM SEM FÉ, conquanto repleto de AMOR, abracei-A.
E lhe disse. Repleto de FÉ na ANALOGIA.
Não sem antes pensar nos ALFAJORES que o CHIQUINHO NÃO me enviou.
DONA ELZA, pelo menos no INFERNO não sofreremos com este FRIO INFERNAL.
E, para Meu regozijo, ESTAREMOS JUNTOS!
Mão comprida, a MÃE-VIZINHA deu-ME uma leve bofetada.
E saiu RESMUNGANDO.
Esse MEU FILHO não tem jeito, MESMO!

Sorria.
Apesar do GERENTE DO BANCO!

SANTOS OVOS!

EXTRA! EXTRA!
Segundo o portal G1, visando a acabar com as chuvas, CHIQUINHO pediu a PAES que enviasse OVOS para as IRMÃS CLARISSAS.
Lembrei-ME da adolescência.
Tempos em que EU, repleto de TESTOSTERONA e com o corpo tomado pelos demônios, levava os MEUS OVOS para as IRMÃS CLARICE e CLARISSA, no 411 da rua General Câmara.
No agitadíssimo espaço conhecido como "BOCAS DE SANTOS".
E de lá, EU SAÍA EM PAZ!

POUCAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Há 138 ANOS nascia CARL GUSTAV JUNG.
Tanto tempo depois, ainda ME DEPRIME a FALTA DE CONSCIÊNCIA COLETIVA do povo BRASILEIRO!

FALE, POETA!

CARINHOS deste HOMEM IMPROVÁVEL!

"ANJO E DEMÔNIO!

Com a sua licença, menino bonito.
A sua benção, todo-poderosa.
Que nada. Tão somente anosa.
Hora boa. Nas fibras, prendo o grito.

Infiro certa angústia. Algo novo?
Sempre atenta. Diligente. Linear.
Quisera, como você, cores divisar.
Nacarado, busco pelos em ovo.

Verve. Doçura ímpar. Talento inato.
Sofro. E confesso. Invejo-lhe a dureza.
Às vezes, crua. Outras, nua. Certeza.
Monocórdia, isso sim. Velha. Chata.

Permita-me uma vez mais discordar.
Sorrio. Meneio a estrutura. De novo?
Há tanta iniquidade. Dor. Sofre o povo!
Insisto, ainda assim, no amor. Em amar.

Com todos os contornos. Com PAIXÃO!
Concordo. Labor hercúleo. Se não mente.
Inquisitiva. Dedutiva. Arisca. Minha mente.
Manteiga pura. Mel da terra. Meu coração.

Tão distantes. Conflitantes. Improváveis.
Senti primeiro. Triste fado. Atrasei a prosa.
Filha de Huno. Você, jejuno. Os dois, botões de rosa.
Limitada, diria eu. Frágil, afirmo eu. LOUVÁVEIS!"


Aos que sabem dar valor.