Sou o NELSON RODRIGUES da atualidade.
Da cor do ÉBANO. Forte como o BISÃO.
Belo como a PÉROLA NEGRA.
DOCE como o BRIGADEIRO.
E competente como NINGUÉM.
Lateral DIREITO.
HOMEM direito.
ÍCONE.
Absolutamente imortal.
Dejalma dos Santos. O Nosso DJALMA SANTOS.
ÍDOLO.
De tamanho porte que ME obriga a escrever PALMEIRAS com todas as letras maiúsculas. Lá foi soberano.
Outrossim o foi na PORTUGUESA e no ATLÉTICO PARANAENSE.
Cada qual desses coirmãos fizeram-se MAIORES por tão invejável distinção.
BICAMPEÃO MUNDIAL.
QUATRO copas do Mundo.
Mais de CEM partidas com a AMARELINHA.
Nos tempos em que a AMARELINHA deixava a vida dos brasileiros AZUL, a cara dos torcedores rivais VERMELHA e os adversários em campo ROXOS de raiva.
O melhor LATERAL DIREITO DO MUNDO.
Gênio e genial, jogou até os 42 anos de idade.
E integrou a seleção da FIFA.
1,73 metro de encantamento.
E um olhar de quem enxerga todas as linhas do campo. E os quatro cantos do ORBE.
Finalizo, tomado pelo mais UFANO dos orgulhos, com a sua MAIS NOBRE característica.
DJALMA SANTOS era NEGRO.
Aos 84 anos, quando pela vez derradeira pendurou as chuteiras.
Desde a puerícia, no longínquo 29 de fevereiro de 1929.
NÃO O vi pelos relvados.
A cada oportunidade em que era entrevistado, pelas quentes ondas do rádio - o verdadeiro porta-voz do FUTEBOL - ou pela álgida teledifusão, PAREI.
Para ouvi-lo.
Como se estivesse EU em um daqueles semicírculos das aldeias da MÃE ÁFRICA, onde os neófitos sorvem da genuína fonte do saber.
Mirando extasiados os ONISSAPIENTES anciãos.
E, incontinente, transportava o pensamento para um dos muitos estádios do globo.
Imaginando um DEUS NEGRO, exatamente no instante em que operava mais um dos seus MILAGRES.
A todos transformando em fiéis.
A TODOS ENCANTANDO.
Muito obrigado, SENHOR Dejalma dos Santos.
Pelo DJALMA SANTOS.
Por haver nascido NEGRO.
Pela GENIALIDADE.
Pela HUMILDADE.
E, por provar que deus existe. É NEGRO. E brasileiro.
E por renovar por mais OITENTA E QUATRO anos a Minha por vezes claudicante FÉ no ESPORTE BRETÃO.
Como acontecia quando o SENHOR estava em campo, despeço-ME sem uma lágrima.
Faço Meu o preito dos abençoados coevos seus.
UMA ESTREPITOSA SALVA DE PALMAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário