quarta-feira, 19 de junho de 2013

BRAVA? GENTE BRASILEIRA!

ANIMOSIDADE EXPLICADA!
Dei-ME conta do porquê sempre fui alvo do desdouro, do escárnio e do maldizer de coevos, mormente quando tais intimoratos NÃO estão ao alcance dos Meus claudicantes ouvidos.
NÃO, EU não tenho respostas para tudo.
A resposta mais frequente em Minha lasciva boca é um lacônico NÃO SEI.
Se o assunto for a vida de OUTREM, de mais frequente, torna-se invariável.
NÃO SEI se as MANIFESTAÇÕES surtirão os EFEITOS - quais são eles, mesmo? - desejados.
Do pouco que sei, fruto muito mais da LONGEVIDADE do que da inteligência, extraio uma CERTEZA.
O COMPORTAMENTO dos governantes, bem como as suas decisões, são um REFLEXO DO POVO. Aos que execram os programas assistenciais, olho no próprio rabo.
Se forem OLIGARCAS PLUTOCRATAS, dois olhos.
Aos que vociferam em contra das BENESSES de uns poucos, uma visita a parentes.
Do núcleo familiar ou menos próximos.
Que atirem PEDRAS depois.
Aos que assacam contra o SECTARISMO de alguns políticos, uma reflexão sobre quão lassos são seus juízos sobre a idiossincrasia alheia.
Aos CULTOS, aos MAIS FAVORECIDOS, aos INTELIGENTES, um chamamento.
NÃO se permitam ARROUBOS irresponsáveis.
Sou VISCERALMENTE ATEU.
Contudo, há nos seus livros de fantasias um ensinamento deveras valioso. Comum a todos.
Os que MAIS TÊM são responsáveis por aqueles que necessitam mais.
E vocês, GENTE COMO EU, limitados, EU nos vieses intelectual, cultural e socioeconômico, e vocês, somente no que tange à cultura e as tramas sociais e financeiras, ponhamos NÓS as ORELHAS EM PÉ. Há muita asneira sendo dita.
Há ARRIVISTAS de todo matiz.
Há leviandades de boas e más intenções.
Enfim, o que é exaustivamente repetido, muitas das vezes, é tão somente algo falado demais.
Nem sempre a VERDADE.
Como separar o joio do trigo?
A irrefletida BRAVATA da LUZ INSPIRADORA?
Façamos como fazem os sábios.
Estejamos no MEIO DO POVO.
Ouvindo. Vendo. Sentindo. CHEIRANDO.
E, nos IMPRESCINDÍVEIS momentos de lucubração, sopesemos.
Com a RAZÃO e o CORAÇÃO.
O BRASIL é MAIOR DO QUE TODOS NÓS.
Portanto, uma dose de HUMILDADE, senhoras e senhores todo-poderosos e, um SORVO de INTREPIDEZ, gente pacata e acomodada, nem que seja DE QUANDO EM VEZ, faz-se, OBRIGATÓRIO.
Nossos MANDATÁRIOS são - é difícil aceitar isto - BRASILEIROS.
COMO VOCÊS.
E EU!

Nenhum comentário: