sábado, 7 de setembro de 2013

SETE DE SETEMBRO!

Meu QUINQUAGÉSIMO dia da INDEPENDÊNCIA.
Sem fitas verdes e amarelas na Minha janela.
E pelo que pude constatar, em quase NENHUMA deste Nosso BRASIL varonil.
Que sou PATRIOTA, todos os que são brindados a qualquer tempo e por qualquer tempo com o Meu convívio, hão de comprovar.
O que mudou no PINDORAMA?
O que mudou em MIM?
Sigo o mesmo IDIOTA.
Homem de mitigado intelecto e cultura rés do chão.
Conquanto seja um excelso LEITOR DE ALMAS.
ATEU por cada uma das Minhas ADOCICADAS vísceras, repilo quaisquer abordagens etéreas.
Contrito, aceito as MINHAS e as de outrem limitações.
Tudo mudou.
A globalização e a CELERIDADE das evoluções tecnocientíficas e sociais deixam mostras claras - com o perdão do trocadilho - do seu lado sombrio.
Qual seja, a SUPERFICIALIDADE.
UFANISMO, se exacerbado - vala comum, uma vez que os extremos são sempre daninhos - é assaz deletério.
Isola. Congela. Atrasa. DESTRÓI.
O que NÃO avaliza o DESDOURO ao CHÃO que Nos dá identidade. Dignidade. Ombridade. E a louvável sensação de CIDADANIA.
Regaço erga omnes, de tetas fartas e coração generoso.
Mormente em se tratando de uma PÁTRIA abençoada pela NATUREZA e de dimensões CONTINENTAIS.
Em Minha húmil e consueta míope visão, uma vez mais a questão repousa sobre um nefando e axial fenômeno TUPINIQUIM.
O absoluto - e generalizado - descaso com a EDUCAÇÃO.
Nesses CINQUENTA anos a NOSSA GENTE evoluiu.
Econômica e socialmente.
Até os CORVOS de plantão aceitam, ainda que crocitando.
O que NÃO significa que NÃO HÁ ainda MUITO a se evoluir.
MUITO!
Porém, no que tange à EDUCAÇÃO, involuímos.
Nítida e lamentavelmente.
Homem velho, MOTEJO dos porquês. Chega de estéreis persecuções de culpados e causas.
É imperioso - BRAVO IMPERADOR! - que passemos à AÇÃO!
Cada brasileira e brasileiro empunhando a sua espada pelo PRÓPRIO bem e o BEM DE TODOS.
Dinheiro e fama são maravilhosos. Já os tive e bem o sei.
EDUCAÇÃO permite que GOZEMOS - adoro esse verbo! - de quaisquer benesses com mais INTENSIDADE.
Mais PROPRIEDADE.
Mais FELICIDADE.
A tal conjunção do TER e do SER!
Até as manifestações de povos com MELHOR EDUCAÇÃO costumam resultar em MELHORES HORIZONTES.
E CONQUISTAS.
IDIOTA e PATRIOTA, não pude resistir a essa APAIXONADA e TÃO ANTIGA compulsão Minha.
Saudar o MEU PAÍS.
EU o AMO, Meu BRASIL.
E o Meu peito DIABÉTICO é VERDE, AMARELO, AZUL e ANIL.
AÇÃO, pois.
EDUCAÇÃO!

Nenhum comentário: