Nada menos diáfano do que o inexorável caminhar da ampulheta.
O TEMPO é de fato o senhor do mundo.
Muito embora exerça tal poder de forma absolutamente sub-reptícia, por vezes intangível, e com a sabedoria dos que prescindem da aprovação e até da compreensão de outrem.
Sessenta dias.
O fatídico DEZESSEIS DE AGOSTO DE 2013 e seu malsinado veredicto parecem estar há decênios na Minha sempre atribulada e malfalada e mal-afamada e escancarada e incompreendida e inconsequente e DELEITÁVEL história de vida.
DIABETES MELITO.
429 de glicemia.
Colesterol e triglicérides e cintura e peso e CONTAS ATRASADAS em níveis estratosféricos.
Frutos de uma genética MALDITA e de uma postura propensa à DESDITA.
Glutão. Sedentário. E, quiçá desgraça maior, ANOSO.
Completando o sexagésimo dia de radicais transformações, BASTANTES coisas mudaram.
À exceção das DÍVIDAS, que somente fazem recrudescer, tudo que foi mais agora é MENOS.
Emagreci sensivelmente.
Os exames de sangue já não sinalizam um fim TÃO próximo.
E o melhor se deu com a MENTE.
LATINOS, sempre onissapientes.
Corpore sano. MENS SANA!
A disciplina - grandeza da qual ME mantive afastado por CINCO DÉCADAS - opera milagres. Até mesmo na idosa carcaça e no limitado cérebro de um ATEU VISCERAL como EU.
Perguntam-ME sempre se está sendo difícil.
Como de costume, NÃO minto.
Sim, trata-se de labor herculano. Daqueles que causam nefastos e - FELIZMENTE! - efêmeros efeitos até no PINTO!
Contudo, o futuro NÃO pertence ao tal deus ou a quaisquer outras míticas entidades.
É escrito a DUAS PENAS. E duras penas também.
Pelo PASSADO. Como conselheiro.
E pelo PRESENTE. Na honrosa e exigente e prestigiosa e desgastante condição de comandante-em-chefe.
Aceitei o REPTO a MIM imposto pela LEI DAS PROBABILIDADES, a bíblia dos ÍMPIOS, qual seja, abusei e, como reza uma das parcíssimas gírias que conheço, ME FERREI!
Um perenal desafio.
A SAÚDE por um FIO!
PRAGMÁTICO, fui à luta. Sem arroubos de autopiedade . Sem máscaras de super-herói. Sem estéreis vaidades e veleidades.
Sou DIABÉTICO.
Ou, como adoro denominar-ME, um MAZELENTO DELEGADO.
Que CRÊ por demais em SI MESMO.
E que JAMAIS deixou a ideia de SE AMAR DEMAIS de lado.
NÃO temo a morte. E SEI que ela significa o FIM
O que há sido sempre valioso para MIM.
Se for para praticar o BEM, que seja AGORA.
Antes que seja INÚTIL. Antes que seja tarde.
Especialmente se e quando o BEM que pratico seja aquele endereçado ao ser humano que mais AMO.
Aquele que está para MIM sempre em primeiríssimo PLANO.
Este insolvente PLEBEU.
SESSENTA DIAS.
Tudo NOVO. Tudo DE NOVO!
Sentindo-ME um rapaz.
Celebrando a edênica sensação de ESTAR EM PAZ!
Com o mundo. E comigo mesmo.
E a reconfortante certeza de que NÃO mais caminho a esmo.
Cada passo, cada objetivo, cada sonho e, mormente, cada ação, é tratada com os poderosos e benfazejos crivos da RAZÃO.
Obviamente, sem contrariar os lampejos do CORAÇÃO.
Cada vez mais protegido.
Cada vez mais disposto a todos AMAR.
E a sorrir. E a cantar.
SESSENTA DIAS.
Parabéns pra MIM. E para cada um de vocês que ME auxiliam nesta diuturna LUTA CONTRA O DIABETE TIPO 2.
Nesta deliciosa e instigante e preenchedora LUTA PELA FELICIDADE.
É, adorada e adorável ANTA ROSA, VALEU!
Finalizo com mais uma PALAVRA DE DELEGADO.
NÃO mais ME afastarei do cânones desta salutar senda.
Dieta espartana. Draconiana rotina física. A PANACEIA mental.
PAULO DELLA ROSA. Hoje um nome. Amanhã uma LENDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário