Mostrando postagens com marcador CIÊNCIA E PACIÊNCIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CIÊNCIA E PACIÊNCIA. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CRIME ORGANIZADO S/A!

Bem-vindos, SENHORAS e senhores, à modernidade.
E ao inferno que campeia por nossas cidades.
Outrora, nos críamos invencíveis.
Hoje, par e passo, estamos nos tornando invisíveis.
BRASILEIRAS e brasileiros, todos nós, perdendo a paciência, a tranquilidade, a esperança. E, notadamente, a voz.
Sim, estamos nos tornando mudos.
Depois de havermos – ou pelo menos uma certa parcela de nós, os RICOS -, tentado fazer uso de toda sorte de escudos.
Muros altos.
Cercas eletrificadas.
Carros blindados.
Sistemas de monitoramento.
Segurança particular.
E outros tantos ditos beneplácitos afins. Aqueles que o vil metal pode bancar. Aqueles que como previra eu lá no passado, tarde ou cedo, haveriam de falhar.
Estamos todos sedentos por “SEGURANÇA”!
Mantendo-nos, TODAS e todos, a olhar para a própria pança.
E trazendo, na alma e na boca, o inconfundível gosto de sangue.
É inegável que o ESTADO não cumpre a contento com a sua parte. São válidas bastantes das acusações e ou queixas e ou ofensas e ou denúncias e ou sarcasmos endereçados ao sistema policial pátrio.
Em todas as suas esferas.
Apesar das suas CONHECIDAS quimeras.
Contudo, o problema NÃO se resume aí.
SEGURANÇA PÚBLICA é dever do Estado. Afirma a Carta Magna.
E RESPONSABILIDADE de todos, completa a desnecessariamente longa e pormenorizada e repetitiva e pouco técnica constituição.
E que fazemos nós, BRASILEIRAS e brasileiros?
Além de vociferar em contra das POLÍCIAS e do ESTADO enquanto cuidamos dos nossos interesses, leiam “DINHEIROS”?
Cada qual por si. E LEI DURA para o outro.
O OUTRO.
O culpado de tudo.
Afinal, VOCÊ ou EU, se olhados sob o benevolente crivo de NÓS MESMOS, somos vestais.
Os OUTROS, ah! os outros, AQUELAS e aqueles animais!
Usamos e abusamos da prática de BURLAR a lei. De INFRINGIR a lei. De ADEQUAR a lei. Quando e se o INTERESSE for nosso.
Em suma, BRASILEIRAS e brasileiros, são especialistas em EU TUDO POSSO!
Não vamos – reafirmo aqui o que venho dizendo há cerca de 20 anos – vencer a CRIMINALIDADE em tempo algum. O ser humano é mau.
Agora, mantê-la em níveis aceitáveis, somente será possível quando e se TODOS NÓS, de maneira ECUMÊNICA – estranha palavra para um ATEU! – revirmos a nossa postura.
NÃO existe mais o tal BANDIDO DESDENTADO, BURRO e ISOLADO.
Estamos diante de uma grande empresa. Quiçá a maior da história da humanidade.
Nas grandes, nas médias e nas pequenas cidades.
Presente. Atuante. Onde, mercê da VIOLÊNCIA, da ORGANIZAÇÃO e do DINHEIRO, as coisas caminham de vento em popa. Como diz o ditado, lá, escreveu não leu, é fogo na roupa.
E nos ônibus.
E nas gentes.
São mais de 1,7 TRILHÃO DE DÓLARES de lucro líquido ao ano.
Sim, mortais como EU, falo de cerca de R$ 4.000.000.000.000,00!
E falo, sim, de POLICIAIS. De POLÍTICOS. De EMPRESÁRIOS. De membros do judiciário. De advogados. De médicos. De jornalistas. De BANQUEIROS. E de um verdadeiro e complacente e nefando EXÉRCITO que só faz crescer. Em todas as áreas profissionais. Em todas as idades. Em todo o orbe.
Especial e infelizmente, com proporções exponenciais, também aqui.
O que fazer, TODAS e todos perguntam.
Confesso, limitado e menor que sou, que não sei exatamente o que fazer.
Jogo luz, sim, sobre o que NÃO devemos fazer.
Aliás, JAMAIS deveríamos tê-lo feito.
Vilipendiar a CIÊNCIA.
Assassinar a PACIÊNCIA.
Tratamos, ao longo das últimas décadas, a questão da SEGURANÇA PÚBLICA como se incipientes e insipientes fôssemos.
Com BRAVATAS!
Sem estudo. Sem planejamento. Com SOBERBA.
E, por outro lado, vivemos sob a égide do IMEDIATISMO.
Como se INVESTIGAR, SENTENCIAR e MANTER AFASTADOS DA SOCIEDADE os que a agridem fosse um capítulo de uma revista de CELEBRIDADES.
AUTORIDADES à mercê dos ventos. Da mídia. Do clamor público. Do PRENDA E ARREBENTE!
Encerro, desta feita, a temática. Interminável e apaixonante e apavorante, trazendo à balha duas considerações.
LEI MAIS DURAS RESOLVEM?
Parece-me – EU lhes disse, não é AMIGAS e amigos? – que não.
O que faremos?
Apostem nisso. Seguiremos ENDURECENDO as leis.
Provocando RISOS nas e nos facínoras. Eles NÃO temem a lei. Pois conhecem como ninguém o valor da IMPUNIDADE.
CONSTRUIR PRESÍDIOS? EFICIENTES e HUMANOS? QUE EVITEM FUGAS NA MESMA PROPORÇÃO QUE RESSOCIALIZEM?
Apostem nisso. Seguiremos achando e afirmando e, o pior dos cenários, tratando presas e presos como se foram animais.
Afinal de contas – contas altas, lembram-se? Cerca de QUATRO TRILHÕES DE REAIS! -, os presos e presas são os outros.
Acorde, BRASIL.
Ou mudamos a nossa POSTURA, ou, para pobres – e NÓS já estamos bem acostumados com isso – e para ricos, a vida no futuro será bastante DURA!
Até as cenas dos próximos capítulos.
Se existirem...

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MOMENTO NARCISO!

Meu mais sincero e NACARADO muito obrigado às nobres assistência e produção do célebre programa Painel Regional.
Vocês ocupam o OLIMPO do meu diabético e ROMÂNTICO coração.
www.youtube.com/watch?v=DMW_DTd1vGI

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

POUCAS E ESCLARECEDORAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Em que pesem a minha MEDIOCRIDADE intelectual e o meu CLAUDICANTE domínio do VERNÁCULO, começo a semana da mais AUSPICIOSA maneira.
Relendo, ora pela vez TERCEIRA, as memórias de ROBERTO CAMPOS, em seu iridescente A LANTERNA NA POPA.
A lei das probabilidades, bíblia dos ATEUS como EU, há de ME afastar dos nefandos efeitos que a INACURÁCIA e o viés TRIBUNÍCIO, que tanto maculam a minha já LONGEVA existência, NÃO se MO impedindo, desta feita, a Sua cabal compreensão.
ABEBERAR-ME de tão cristalina e proficiente fonte, é privilégio maior do que mereço.
Pagarei qualquer preço.
Entender o MESTRE ROBERTO CAMPOS, vou no popular, é FOGO NA ROUPA!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

POUCAS E DESALENTADORAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
"Caminhando e cantando e seguindo a canção..." ensinava-nos, outrora, o expoente de uma geração.
O ESTADO ISLÂMICO proíbe aulas de FILOSOFIA e QUÍMICA nos colégios da cidade síria de Al Raqqah. Em pleno AGOSTO de 2014. ATEU e limitado intelectualmente, ponho-me a pensar para onde ora caminhamos. Sei NÃO!

domingo, 6 de julho de 2014

POUCAS E INQUESTIONÁVEIS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Hei de confessar, em que pese o paradoxo, que ser ATEU é, por vezes, algo frustrante.
A CIÊNCIA acaba de provar que TODAS as "EVIDÊNCIAS" acerca dos lendários - e para MIM simpáticos! - YETI e PÉ GRANDE não passam de devaneios de viajante.