domingo, 25 de maio de 2014

LUCUBRAÇÕES FUTEBOLÍSTICAS!

Sou o NELSON RODRIGUES da atualidade.
Obviamente, desprovido das Suas sagacidade e dualidade.
Posto que MONOLÍTICO.
E diabético.
E, orgulho-ME desta condição, ESCALAFOBÉTICO.
O assunto, uma vez mais, a COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014.
Desta feita, há DEZOITO DIAS do início do evento.
Novamente, para RATIFICAR o meu posicionamento TOTALMENTE favorável a sua realização em RELVADOS tupiniquins.
Apesar do Júlio César e dos MUITAS e muitos CÉSARES que crocitam em contra de sua BENFAZEJA vinda.
Democrata e IMBELE na essência, respeito opiniões e posicionamentos dos mais díspares matizes.
Desde que escorados num fulcral binômio.
URBANIDADE e COERÊNCIA.
Arrivistas, abutres de ocasião, ou, para usar uma terminologia apropriada ao supramencionado arqueiro, FRANGUEIROS de GOLOS - sim, parvalhões, juntamente com GOLES e GOIS, golos forma o sacrossanto TRIUNVIRATO da boa ortografia alusiva ao plural - perdidos, para ser acérrimo como o PLÚMBEO dia inspira, enojam-ME.
Dá-se o mesmo com a CRITICARIA de pompom, como, bem-humorado que sou, costumo alcunhá-los.
Puro TALCO.
Ou seria PALCO?
Eternamente a apontar mazelas.
Como se só possuíssem os dedos INDICADORES.
Textos elaborados - generoso EU, não? -, linguajar castiço - irônico EU, não? - e, reconheçamos, uma poderosa visão para o óbvio.
E a inês e a mensagem são mortas.
Nem um caractere sinalizando SOLUÇÕES.
Nem uma sílaba visando ao mais importante dos chamamentos, qual seja, olhar para o próprio UMBIGO.
Um viva aos valorosos salva-vidas do heroico CORPO DE BOMBEIROS do estado mais rico da federação, que apesar do estipêndio, são verdadeiros compêndios de altruísmo e eficiência.
Adoro o bordão "Água no umbigo, sinal de perigo.".
Nem uma palavra acerca da IMPERIOSA necessidade de aprofundarmos as análises de quaisquer questões.
Em especial, aquelas dos BANCOS DA ESCOLA.
DEZOITO DIAS.
Que se traduzam por uma ANELADA maioridade.
Que revistam a todos os BRASILEIRAS e brasileiros de MATURIDADE.
Em que pese a Minha visceral e imorredoira predileção pelo BANDO DE LOUCOS, outrossim nos revista a todos de um mínimo de SANIDADE.
NÃO, a copa NÃO é a PANACEIA.
NÃO, copa JAMAIS será melhor do que HOSPITAIS decentes. ESCOLAS decentes. ESTRADAS, AEROPORTOS, TRANSPORTE URBANO e as demais e essências grandezas que tanto nos faltam.
E ENVERGONHAM.
COPA DO MUNDO DE FUTEBOL NÃO é mais importante do que NADA disso.
E, a bem da VERDADE - palavra tão bonita e tão VILIPENDIADA -, a COPA DO MUNDO, a FIFA, e até mesmo o FUTEBOL, nunca, repito, NUNCA tiveram essa pretensão.
E TODAS e todos NÓS sabemos disso.
Basta de discursos vãos.
Basta de apelos sem chão.
Basta de ENGANAÇÃO!
NÃO precisamos de COPA - e nem de COPOS, de cachaça barata ou de vinhos caros -, para a RESOLUÇÃO dos CONHECIDOS males da Terra Brasilis.
NÃO precisamos de mais ARAUTOS DA DESGRAÇA.
NÃO precisamos de SALVADORES.
A bola pune, diz um mal-humorado e genial treinador.
No caso em tela, a bola sempre acaba rolando para o lado dos mais fortes.
E, há pelo menos QUINHENTOS E CATORZE ANOS, se NÃO ME falha a claudicante memória, no PINDORAMA, quem SEMPRE ganha de goleada é a ELITE.
Essa mesma elite que vocifera com invulgar e invejável sofreguidão, fidagal, conquanto incoerentemente, que a COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014 é a grande culpada de tudo.
Como já fizeram TANTAS e TANTAS e TANTAS outras vezes.
E que farão de novo em 2016, com as OLIMPÍADAS.
Evidentemente, estendendo a CULPABILIDADE aos iletrados e POBRES que compõem a verdadeira e imensa massa de torcedores verde-amarelos, embora sejamos, COM MUITO ORGULHO, quase todos NEGROS.
Ou seja, a GENTE DA MINHA GENTE.
DEZOITO DIAS.
Para que protestemos, sim.
Exatamente como DEVERÍAMOS e DEVEMOS fazê-lo nos demais 347 ou, no caso dos BISSEXTOS, 348 dias do ano.
TODOS os anos.
Respeitados os limites LEGAIS.
RACIONAIS.
ÉTICOS.
E, mormente, PESSOAIS.
Falemos de IDEIAS.
Agora, NÃO nos esqueçamos do que tão bem sabiam os nossos avós.
"ROUPA SUJA SE LAVA EM CASA.".
"QUEM FALA DEMAIS ACABA POR DAR BOM-DIA A CAVALOS.".
"SE QUER CONSERTAR O MUNDO, COMECE ARRUMANDO O SEU QUARTO.".
Como EU vaticinei e TORCI, o Havaí pode NÃO ser aqui, mas a COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 o será.
Como NÃO ME escondo - exceção feita aos CREDORES! -, reafirmo.
Será aqui e será um SUCESSO.
Virão, sim, os ESTRANGEIROS.
Verão, sim, todos os que vierem e os que aqui já estão, um SHOW DE BRASILIDADE.
De uma gente que TRABALHA MUITO.
De uma gente que LÊ POUCO.
De uma gente que VOTA - e se COMPORTA - MAL.
De uma gente para quem a vida é DURA.
De uma gente que PRECISA URGENTEMENTE reavaliar a própria POSTURA!
Enfim, com incontido UFANISMO, da Minha GENTE.
Que a SEXTA ESTRELA recubra o Nosso PEROLÍFERO manto.
Que o Júlio César - acorde, FELIPÃO! - esteja no CERTO canto.
Que das URNAS de 2014, saiamos, TODAS e todos, campeões.
NÃO, não foi pelos VINTE CENTAVOS.
NÃO, não foi ou é ou será pela COPA.
Como dizia a Minha SICILIANA avó IZABEL, uma GRANDE CASA começa quando se ARRUMA A COZINHA!
Saudades, VOVOZINHA.
RUMO AO HEXA!

Nenhum comentário: