sábado, 22 de junho de 2013

AVE, PAULINHO!

MY BEST WISHES, LITTLE PAULO!
A por vezes dorida e sempre imprescindível OXIGENAÇÃO.
Tanto melhor se os rastos deixados são de AGRADECIMENTO e LUCRO substanciais.
ÓCTUPLOS, diria EU.
Como o inolvidável OITO da Sua camisa.
PAULINHO foi mais que um SEMIDEUS.
Esteve a comandá-Los. Inspirá-Los. Extrair deles o Seu melhor.
Amadureceu sob o SACROSSANTO MANTO MOSQUETEIRO.
Melhor na BOLA e na escola.
Das imberbes e quase inaudíveis palavras da primeira entrevista, abismal distanciamento.
Seguro, HÚMILE e desenvolto, é hoje um ORADOR.
Responsabilidade e dedicação, suor e obediência técnica operam MILAGRES.
O povo brasileiro carece de ídolos.
Uns caem. Outros, ENLEVAM-SE.
Que tal o agora BRETÃO PAULINHO?
PAULO o cara já é!
Não é mesmo, Paulo Jesus?
MUITO OBRIGADO, PAULINHO.
Quiçá seja tão somente no NOME que lhe caiba algum diminutivo.
Campeão do MUNDO, que o MUNDO doravante lhe renda as merecidas homenagens.
Confesso, irmão gêmeo apaixonado que sou, a Minha predileção seria pelo LIVERPOOL, clube inglês de NOSSA devoção, Minha e do MAIS BRASILEIRO DOS INGLESES, Peter Thompson.
O que importa é que você ESTEJA FELIZ.
Pois, a NÓS, LOUCOS DO BANDO, você trouxe MUITAS FELICIDADES.
FORWARD, LITTLE AND ADORABLE PAULO!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

NASCE UMA ESTRELA....

EXTRA! EXTRA!
LUCUBRAÇÕES FUTEBOLÍSTICAS!
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DO DELLA ROSA!
CENTRAL DELLA ROSA DE LIBIDINAGEM!
TÚNEL DO TEMPO!
É, caros LEITORES e empedernidos DETRATORES, certa feita produzi sobre PAULO DELLA ROSA, essa CINQUENTENÁRIA instituição, uma lapidar afirmação.
"HOJE UM NOME, AMANHÃ UMA LENDA!"
PAULO DELLA ROSA, um DÓLMEN, a ANTA ROSA, um epíteto, posto que PAULO DELLA ROSA, único é insubstituível, invencível, inexcedível e inquebrantável, foi o SENHOR MEU PAI.
PAULO DELLA ROSA.
EU.
Sempre otimista.
SEMPRE COR-DE-ROSA.
Vaticinei-ME uma lenda, pelas MULHERES.
E SOU.
Vaticinei-ME uma lenda, pela CAPACIDADE DE AMAR.
E SOU.
Jamais, nem mesmo nos Meus mais NACARADOS sonhos, julguei-ME capaz de sê-lo.
HOJE SOU.
Pois, conquanto PÉRFIDA, PERNÓSTICA e PERIGOSA possa ser a ASSERTIVA, ei-la feita.
Vaticino-ME uma lenda, POR MEUS ESCRITOS.
Invoco-Lhe, PAPAI, dono do MEU CORAÇÃO, do MEU NOME e CORRESPONSÁVEL pelo IMPROVÁVEL e INAUDITO sucesso que faço com as mulheres.
"IL TEMPO É GENTILUOMO!"
Começa aqui um NOVO TEMPO.
Doravante, não mais um PRETENSO BELETRISTA.
PAULO DELLA ROSA.
Um ESCRITOR.
De VERSOS.
E de PROSA!

O TEMPO E O VENTO.

"IL TEMPO É GALANTUOMO!"
Repetiu-ME BASTANTES vezes PAULO DELLA ROSA.
O mais CHARMOSO dos homens, PAPAI, lacuna maior e presença soberana nestes QUARENTA ANOS E MEIO de dorida ausência.
Que ESSA GENTE BRONZEADA, ao MOSTRAR O SEU VALOR NESTA HORA, saiba REALMENTE o que está fazendo.
Serei o PRIMEIRO a reconhecer CASO isso se prove.
Sinto-ME o ÚNICO a CRER - tão interessante fazer uso desse verbo - que ESTAMOS FAZENDO TUDO ERRADO.
NOVAMENTE.
Saudades, MEU PAI.
"IL TEMPO É GALANTUOMO!"

ONDA...PARA ONDE?

EXTRA! EXTRA!
Até a SHAKIRA decidiu participar das MANIFESTAÇÕES.
Hospedou-se no Rio de Janeiro, na suíte presidencial do Hotel Fasano, por módicos SETE MIL E SETECENTOS REAIS a diária.
E apôs uma faixa na janela.
NÃO, não é pelos R$ 0,20.
Depois foi para a cama.
Deliciar-se com a sua colcha de piquê e com as COXAS DO PIQUÉ!

ALDEIA BRASIL!

IRRESPONSÁVEIS VAMPIROS!
Ufanos contando cabeças na multidão.
Cabeças que somente enxergam o que NÃO está em seu interior.
O cheiro de sangue exerce fascínio invencível sobre levianos, arrivistas e caras de pau.
Amante dos anexins, revolve-ME o estômago a constatação de que NÃO se deve dar pérolas aos PORCOS.
A daninha e infesta SUPERFICIALIDADE tupiniquim.
Jovens nas ruas.
E INTELECTUAIS no recôndito de suas HIPOCRISIAS.
Interessante binômio.
Uns gritam.
Outros crocitam.
Estou ao seu lado, SENHORA PRESIDENTA.
Com ou sem meteórica popularidade.
Com ou sem "APOIO" popular.
Há uma SOBERANA neste país. FELIZMENTE.
Sempre em transformação. Como convém aos entes vivos.
Buscando a utópica perfeição. Como convém aos entes a serviço de todos.
E, se as imberbes e tonitruantes gargantas a desprezam, é INADMISSÍVEL que maduras e estudadas penas a desdourem.
Falar e escrever o óbvio, o que a VOLÁTIL UNANIMIDADE quer ler e ouvir é uma opção.
Aética.
E BURRA.
Escrever e falar sob a égide da LEI, da ÉTICA e sobretudo da RAZÃO, em tempos de PAIXÕES EXACERBADAS, é IMPERIOSO.
E nobre.
SENHORA PRESIDENTA, estou ao seu lado.
REPILO juízos açodados.
REPILO justiçamentos passionais.
REPILO veleidades mal ou bem-intencionadas.
A DEMOCRACIA, a soberana DEMOCRACIA, requer muito mais do que palavras bonitas, palavras de ordem, ou PALAVRÕES.
Democracia é sinônimo de RESPEITO.
A sua, a deles a Nossa e a MINHA opinião.
E, ainda mais, a opinião das URNAS.
CARAS PINTADAS.
Há mais de QUINHENTOS E TREZE ANOS por aqui estão.
Vez que outra, entoam CANTOS DE GUERRA.
Invariavelmente, são SEGUIDOS por quase todos.
MOMENTANEAMENTE
A melhor forma de NADA se fazer e, de SUPETÃO, exigir-se que TUDO seja feito.
Chega de HIPOCRISIA.
EU, cada um de vocês, TODOS NÓS temos PARCELA DE CULPA.
Não é DESTROÇANDO a DEMOCRACIA que construiremos um país melhor.
De tão óbvia, a solução é deixada de lado.
POR QUÊ?
POR QUEM?
Pelo POVO.
E seus representantes.
BRASILEIROS, ambos.
Porque exige de NÓS todos, SUOR. E LÁGRIMAS.
EDUCAÇÃO.
É certo que o "GOVERNO" não a oferece condignamente.
Tão certo quanto o é que o POVO não a busca freneticamente.
E mais fácil DESTRUIR. DENEGRIR. DETURPAR.
APRENDER e APREENDER requerem DISCIPLINA. DEDICAÇÃO. E HUMILDADE.
Entre o GOSTO DO SANGUE aparentemente alheio e o CHEIRO DO PRÓPRIO SUOR, uma vez mais a TRIBO TUPINIQUIM parece optar pela GUERRA.
E pela miopia.
Quiçá seja esse o Nosso fado.
Continuarmos ÍNDIOS.
Ou morrermos na praia.
Ou sermos barulhentos VIRA-LATAS.
NÃO, não é a COPA.
Tampouco os vinte centavos.
Os hospitais.
A corrupção.
Ou as incontáveis mazelas do Meu BRASIL eternamente JUVENIL.
SOMOS NÓS, OS BRASILEIROS.
Tão generosos, receptivos, doces.
Especialmente para conosco mesmos.
ERRAR, para NÓS, é HUMANO.
Coisa de OUTRO ser humano.
Assim como a LEI.
É para todos.
Mais para MIM, se for benéfica. Nunca para MIM, se for draconiana.
Se pobres, odiamos os ricos.
Se ricos, temos asco dos pobres.
Literatos, motejamos dos incultos. Iletrados, caçoamos dos esnobes.
É, somos um caso raro de APESAR DA FARINHA SER MUITA, O MEU PIRÃO FICARÁ COM TODA.
Sigam, jovens, BERRANDO.
Sigam, maduros, o seu recidivo ABOIO.
A história adivinha o futuro.
NENHUM POLÍTICO PRESTA.
Ao menos, nenhum político brasileiro PRESTA.
SIM, é exatamente esta a ilação que faço.
A que alguns mais perspicazes já vaticinam.
OS POLÍTICOS, NÓS já mudamos.VÁRIAS VEZES.
ACHO EU que precisamos mudar os BRASILEIROS.
Estudarmos mais. Ouvirmos mais. Aprendermos mais. Refletirmos mais. Sermos mais autocríticos. AMARMOS mais. E, mormente, CUMPRIRMOS COM OS NOSSOS DEVERES.
Ou, enfrentemos novos QUINHENTOS E TREZE anos seguindo o roteiro de TOLSTÓI.
À brasileira. 
Guerra e paz. Dependendo da PASSAGEM. Do PÃO. Do CIRCO.
Sempre de CARAS PINTADAS!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

COMPROVADA IMPROBABILIDADE...

INDISFARÇÁVEL ORGULHO!
Vivo, sim, uma espartana realidade.
Perdulário e inconsequente, tratei o dinheiro suado de outrora como se fora uma deliciosa conquista feminil. DESFRUTEI à exaustão os seus contornos, sem a mínima preocupação com o porvir.
NÃO ME ARREPENDO.
Há apenas DOIS TIPOS de homens com AGÁ maiúsculo.
Os que FALAM das mulheres que gostariam de haver comido.
E os que NÃO FALAM das que comeram.
Homem IMPROVÁVEL, sou o modelo HÍBRIDO.
Voltando à questão axial, felizmente, ainda há pouco, venci mais uma das constantes vicissitudes de um homem POBRE. E VELHO.
Presbita emetrope e consciente do PODER do Meu olhar, fujo das sombras.
O obscurantismo é-ME abjeto.
Não só por ABNUENTE das suas formas metafóricas.
Pela óptica - com o perdão do trocadilho - estrita, em especial.
Eis que se fez a luz.
O armário do banheiro, que sustenta o baço espelho a quem diuturnamente recorro para as assepsias e a ESCATOLOGIA concernentes a Minha comezinha idiossincrasia, recebeu NOVA ILUMINAÇÃO.
Tudo às claras, nem que seja no Meu BANHEIRO.
Adeus assassínios da TEZ e contornos do cansado rosto.
Adeus BOLINHAS DE RANHO fora dos alvos.
Adeus erros TOSCOS no SUDOKU.
EU agora ENXERGO o que faz a lâmina de barbear.
EU agora VEJO exatamente aonde a MELECA foi parar.
Eu agora NÃO confundo mais o 1 com 7. O 5 com 8. Basta não saber rimar LÉ com CRÉ!
LUZ.
Muita LUZ.
BASTANTE CLARIDADE.
Que ME sirva de CLARIVIDÊNCIA.
Já ME serve de AFAGO.
A Minha SENESCENTE figura reproduzida no espelho, sob o benfazejo manto da solar clareza, empresta-ME BÍFIDA sensação.
Ali está retratado um HOMEM FELIZ.
Que se UFANA de ser QUEM é e COMO É.
Justamente porque o É.
Exposto.
DEVASSO. E DEVASSADO.
Espelho, espelho MEU.
Aqui, entre MIM e você, uma certeza.
No ignoto e solitário momento de se afeitar ou na pública e gregária interface que parece a tantos incomodar, a IMPROVÁVEL unicidade.
É, espelho MEU, aqui e lá, EU SOU MESMO SEMPRE EU!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

BRAVA? GENTE BRASILEIRA!

ANIMOSIDADE EXPLICADA!
Dei-ME conta do porquê sempre fui alvo do desdouro, do escárnio e do maldizer de coevos, mormente quando tais intimoratos NÃO estão ao alcance dos Meus claudicantes ouvidos.
NÃO, EU não tenho respostas para tudo.
A resposta mais frequente em Minha lasciva boca é um lacônico NÃO SEI.
Se o assunto for a vida de OUTREM, de mais frequente, torna-se invariável.
NÃO SEI se as MANIFESTAÇÕES surtirão os EFEITOS - quais são eles, mesmo? - desejados.
Do pouco que sei, fruto muito mais da LONGEVIDADE do que da inteligência, extraio uma CERTEZA.
O COMPORTAMENTO dos governantes, bem como as suas decisões, são um REFLEXO DO POVO. Aos que execram os programas assistenciais, olho no próprio rabo.
Se forem OLIGARCAS PLUTOCRATAS, dois olhos.
Aos que vociferam em contra das BENESSES de uns poucos, uma visita a parentes.
Do núcleo familiar ou menos próximos.
Que atirem PEDRAS depois.
Aos que assacam contra o SECTARISMO de alguns políticos, uma reflexão sobre quão lassos são seus juízos sobre a idiossincrasia alheia.
Aos CULTOS, aos MAIS FAVORECIDOS, aos INTELIGENTES, um chamamento.
NÃO se permitam ARROUBOS irresponsáveis.
Sou VISCERALMENTE ATEU.
Contudo, há nos seus livros de fantasias um ensinamento deveras valioso. Comum a todos.
Os que MAIS TÊM são responsáveis por aqueles que necessitam mais.
E vocês, GENTE COMO EU, limitados, EU nos vieses intelectual, cultural e socioeconômico, e vocês, somente no que tange à cultura e as tramas sociais e financeiras, ponhamos NÓS as ORELHAS EM PÉ. Há muita asneira sendo dita.
Há ARRIVISTAS de todo matiz.
Há leviandades de boas e más intenções.
Enfim, o que é exaustivamente repetido, muitas das vezes, é tão somente algo falado demais.
Nem sempre a VERDADE.
Como separar o joio do trigo?
A irrefletida BRAVATA da LUZ INSPIRADORA?
Façamos como fazem os sábios.
Estejamos no MEIO DO POVO.
Ouvindo. Vendo. Sentindo. CHEIRANDO.
E, nos IMPRESCINDÍVEIS momentos de lucubração, sopesemos.
Com a RAZÃO e o CORAÇÃO.
O BRASIL é MAIOR DO QUE TODOS NÓS.
Portanto, uma dose de HUMILDADE, senhoras e senhores todo-poderosos e, um SORVO de INTREPIDEZ, gente pacata e acomodada, nem que seja DE QUANDO EM VEZ, faz-se, OBRIGATÓRIO.
Nossos MANDATÁRIOS são - é difícil aceitar isto - BRASILEIROS.
COMO VOCÊS.
E EU!

CARTAZ ABERTO AO ELEITORES..

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR!
Senhoras e senhores MANIFESTANTES, em que ELEIÇÃO os senhores votaram em CANDIDATOS QUE ANDAM DE ÔNIBUS?
Não, NÃO tergiversem.
Há BASTANTES CANDIDATOS à EDILIDADE dos seus municípios - NORMALMENTE, a porta de entrada para a vida pública - que NUNCA foram proprietários de veículos automotores.
Sabem quem são?
Procurem seus nomes na lista dos MENOS VOTADOS.
EU ando de ÔNIBUS. Espero demais no ponto. Sofro uma barbaridade com os solavancos com gênese na PÉSSIMA conservação da frota. Minhas costas URRAM.
Fiquem tranquilos. NÃO SEREI CANDIDATO. NUNCA MAIS.
Perdi. Eleições E TESÃO.
O que NÃO me exime da responsabilidade do exercício da CIDADANIA.
Pela PALAVRA.
ESCRITA, aos que ME honram - há PACÓVIOS de diversos entretons - com a suas visitas às Minhas páginas.
E A FALADA.
Reservada aos que AMO.
O maior leitor da HIPOCRISIA TUPINIQUIM, o inigualável JOÃOSINHO TRINTA, sempre soube que TODOS GOSTAMOS DE LUXO.
O que é assaz enriquecedor.
O que NÃO devemos, é GOSTAR DE LIXO.
Em especial, NA POLÍTICA.
DOS DOIS LADOS DA URNA!

FALAM AS RUAS....CALAM AS LUAS...

EXTRA! EXTRA!
Manifestantes começam a se deparar com DIFICULDADES de ordem inaudita.
A ESMAGADORA MAIORIA deles, OPRÓBRIO extensivo à COMBATIVA plêiade dos BRASILEIROS - seria ato de REPÚDIO em contra de FRANCISCO MANUEL DA SILVA e JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA? - instados a cantarem o HINO PÁTRIO, fizeram-no a MEIA VOZ.
Os XINGAMENTOS foram a PLENOS PULMÕES.
É mais fácil REIVINDICAR usando apenas o CORAÇÃO.
Contudo, é mais PROFICIENTE pugnar com os argumentos do CÉREBRO.
A propósito, a tal MEIA VOZ utilizada, tem a mais torpe e soez das explicações.
NÃO CONHECER A LETRA!
Em que pesem, aqui e lá, cartazes com dizeres instigantes.
"UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA!"
Que todos os FILHOS SEUS, amado BRASIL, não FUJAM DOS ESTUDOS!

CARAS PINTADAS DE PAU!

Seguem as manifestações.
Seguem as reverberações.
Quais são mesmo as intenções?
Espantam-ME as citações.
E suas origens de ocasiões.
Como se da responsabilidade decidissem fazer carimbados leilões.
É inegável que o futuro se constrói com ações.
E de PRÓCERES e VIS expostas menções.
Digo mais, vez que outra URGEM revoluções.
Que do anseio popular sejam traduções.
Como imprescindíveis e renovadoras monções.
O que repilo é o vazio das ilusões.
O repetir-se inconsciente de ocos sermões.
À rua, SEMPRE, ó multidões.
Desde que SEMPRE conscientes das RAZÕES!