Mostrando postagens com marcador MINHA FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MINHA FAMÍLIA. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

POUCAS E EMOCIONADAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
E a família DELLA ROSA NÃO para de crescer...
Mercê do CARINHO e do RESPEITO e da VERDADE que a TODOS e a TUDO faz FLORESCER!
 — com Cristiane Andrade e Yghor Bhoris Andrade Della Rosa.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

BOLO DA CONCÓRDIA!

Até CUBATÃO a prestigiá-la. Tamanha a relevância da data.
Com direito a EMBAIXADOR presente.
Sem vocês, MÁRCIO SAÚVA e DONA ROSÂNGELA, jamais ganharia EU tal presente.
Como pano de fundo, um DEPARTAMENTO LINHA DE FRENTE.
Nas suas pessoas, Senhor Wilson - o que é bom já nasce ROSA, não é, MARIANA? - e ADORÁVEL e ADORADA Leandra Alves Rosete, beijo as mãos de cada um e de todos os valiosos e valorosos funcionários públicos da Terra dos Andradas.
Me arrisco dizer, os MELHORES!
Os do DEFISCO.
Ao som do imorredouro e rejuvenescedor PARABÉNS PRA VOCÊ, a mais OLENTE das FLORES, Minha consorte COM SORTE, Cristiane Andrade, a SENHORA DELLA ROSA, viveu seu momento de RAINHA.
No ocaso da vida, física e laboral, mergulhado no ostracismo e na insolvência, julgo haver contornado as vicissitudes e as tantas latitudes, e, mercê da GENEROSIDADE - como ME lembro de você quando uso este DOCE vocábulo - de irmãos e irmãs, cumprido o Meu mister de marido.
Um BOLO DE CHOCOLATE. 
Recheado. Enfeitado. Delicioso. Enorme. 
O que NÃO pude lhe dar quando do Nosso peculiar casamento.
A anos-luz do seu MERECIMENTO.
Quão mágico momento.
Os seus olhos ENORMES, encharcados.
Os seus DILETOS colegas de trabalho, emocionados.
Seu HOMEM - de novo, Meu povo! - ainda mais APAIXONADO.
FLORES.
ROSAS.
VERMELHAS.
Monocórdia e MAGISTRAL sina.
CAMISA ROSA. Que risos - AMO espargir FELICIDADE! - causa. E a MIM, tanto fascina.
E um DISCURSO.
Do SEU HOMEM. Com tamanho e voz e libido de URSO.
Obrigado, SANTOS. Em 2011, pelo CONCURSO.
Parabéns, TERRA DA LIBERDADE E DA CARIDADE.
Hoje, pude dar asas ao Meu coração.
Hoje, pude aprisionar a FELICIDADE.
Realizado, UFANO, emocionado, ENVAIDECIDO e cansado, lanço um extenuado suspiro.
VIDA LONGA, SENHORA DELLA ROSA - que a Giullia Faria Santos esta parte NÃO leia -, Minha RAINHA.
PARABÉNS, CRISTIANE SILVA ANDRADE!

FALE, POETA!

Carinhos deste HOMEM IMPROVÁVEL!
Seção "ACRISOLADO BAÚ"!
No INEBRIANTE processo de publicar os Meus HÚMILES POEMAS na página DELEGADO POETA, www.facebook.com/DELEGADOPOETA, eis que ME deparo com esta singela homenagem a DOIS de Meus GRANDES AMORES.
À DELEGACIA VELHA DO ITAPEMA.
E à FAMÍLIA CASTELÃO.

"REFRIGERADO DELEGADO!

Vicente de Carvalho. O velho ITAPEMA.
O que sempre chamei de Guarujá da GEMA.
Um grande castelo em forma de família.
Os que sempre tratei como ÁUREA vila. NACARADA ilha.

As mãos estendidas, acolheram o funcionário.
Aposentado que está. E quase famélico com o salário.
Contrariando a política da empresa. EFICIÊNCIA.
Esbanjando o lusitano fado da GENEROSIDADE. E da DECÊNCIA.

Peças. Contadas aos MILHARES.
Peças. Que NÃO encontrava em canto algum.
Peças. Envergonhado, fugia dos olhares.
Peças. Mosqueteiros, eram todos por UM.

O balcão, verdadeiro oráculo, algo kafkiano.
No almoço, a marcial e genial aura de quartel.
O telefone a tocar em ritmo circadiano.
Clientes e patrões e amigos e agregados em tropel.

A alegria, como sói ocorrer, durou pouco.
Dois meses! As ANOSAS pernas gritaram. EXPLOSÃO!
Por todos e cada um de vocês, sou APAIXONADAMENTE louco.
Uma MARCA. Uma HISTÓRIA. REFRIGERAÇÃO CASTELÃO!"

Aos que sabem dar valor.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

FALE, POETA!

CARINHOS deste HOMEM IMPROVÁVEL!
“SOMBRA E LUZ!
De alegria, quase morro.
Dormir? Como? Para quê?
Momentos de inebriante festa.
O menino e o cachorro.
Afilhado. Sobrinho. Filho.
Cão. Amigo. Filho. Parceiro.
Por hoje, para os dois, sou o primeiro.
Para sempre, pelos dois, o Meu todo.
SOLAR DA PAZ E DO VENTO.
Doçura e latidos e joguinhos por toda parte.
O ciúme se imiscui com a cumplicidade.
Do Meu peito se afasta qualquer lamento.
Trago feridas no corpo, na mente e no coração.
Contudo, amo aos dois com quintessência.
Pela pueril verdade nos olhos. Pela adorável inocência.
Grandezas das quais este ANOSO DELEGADO se despiu.
À noite, um dorme. O outro se diverte no mundo virtual.
Amanhece. Um dorme. O outro se indigna.
Quase um uivo a clamar pelo “PRIMO”.
EU, insone, sorrio. E choro. Pura poesia. Divinal.
Hóspedes do olimpo da Minha benquerença.
Tanto em comum. Tão díspares. Tão MEUS!
Com Y começam os nomes seus.
YURI. Minha luz. YGHOR, Minha sombra.
Luz que sempre ME impele a crescer.
Sombra que ME faz sempre maior.
Duas faces douradas da mesma moeda.
OBRIGADO, Meus FILHOS, por ME ajudarem a viver.”
Aos que sabem dar valor.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

POUCAS E REALIZADORAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Totalmente IMBECIL, um dia cri - detesto esses verbos! - que por ser DESEJADO por BASTANTES mulheres, era EU feliz.
Nesta noite, no SOLAR DA PAZ E DO VENTO, Yuri Faria, SOBRINHO-AFILHADO-FILHO e YGHOR BHORIS ANDRADE DELLA ROSA, o FILHO-CÃO, pelejam renhidamente pela Minha atenção. Esta é a VIDA e a FELICIDADE que EU sempre quis!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PREENCHEDORA TERTÚLIA!

Envolveu DUAS gerações.
E um caminhão de emoções.
Houve até uma maratona. Horas e horas em pé. Permeadas por questões de matemática, história, geografia e ciências.
E naturalmente, muito PORTUGUÊS.
No sangue. E no coração.
Afinal, com o perdão da literatura, éramos três.
Cada qual e todos, CASTELÃO.
Genuínos, FILHO e PAI. E um adotado.
Este ANOSO e MAZELENTO delegado.
Um festival de COMILANÇA.
Um verdadeiro atentado à dignidade da Minha agora reduzida pança.
Se algo posso usar em Minha defesa, é que MODERAÇÃO, entre GLUTÕES, não se leva à mesa.
Esperarei uns DEZ DIAS para medir a Minha GLICEMIA. E para aproximar a fita métrica do Meu umbigo.
Às calendas gregas, espartana dieta. Draconiana rotina.
Tudo vale a pena, quando a alma NÃO é pequena. E quando se tem o PORTUGUÊS como amigo.
Confesso que até o presente momento, final da manhã do dia subsequente, NADA mais comi. Como diriam os coevos dos SAUDOSOS senhores ARTUR e PAULO, Nossos queridos e RESPEITADOS PAIS, sigo JIBOIANDO.
E já passa do MEIO-DIA!
São os efeitos colaterais de uma noitada na CHURRASCARIA.
Reverberações de toda ordem.
Fastio, refluxo, constipação e FLATULÊNCIA.
Vamos lá, amado Leonardo Castelão, segue a sabatina de ciências! Aos livros, "Meu FILHO"!
Associados a benfazejas sensações dos mais distintos matizes. De toda sorte.
A FORTUNA de ME sentir querido.
A RIQUEZA de saber que NÃO estou sozinho.
E o TESOURO da AMICÍCIA, que, uma vez mais, dá vívidos sinais de que permanecerá até a Nossa morte.
Entre PICANHAS e QUEIJOS, o AMOR venceu. Cresceu. E, em se tratando de PAULO DELLA ROSA, naturalmente, floresceu.
Muito obrigado, adorado e adorável MAL-HUMORADO.
Muito obrigado, PAPAI do LÉO.
Muito obrigado, filho da DONA EMÍLIA.
Muito obrigado, irmão da insubstituível Kátia Castelão e do IMPERADOR Jorge Castelão!
Muito obrigado, Carlos Gomes, por estar há BASTANTES anos a Meu lado.
Por ME haver dado a sua família.
Por ME haver deixado morar na mais nobre parte do seu corpo. Junto das suas GENEROSAS, IMENSAS E ACRISOLADAS fibras cardíacas.
Para um pretenso POETA como EU, o mais BELO local e a mais BELA rima.
O CORAÇÃO DO CASTELÃO!
Todos sabem o quanto o AMO.
E ME orgulho, CARLOS CASTELÃO, de que esse AMOR e essa AMIZADE, foram construídos sobre DUAS das mais sólidas bases.
Anos atrás, no paradísico REINO DE VICENTE DE CARVALHO, rincão onde conheci a SUPREMA FELICIDADE, VOCÊ esteve comigo para o REGISTRO DO NASCIMENTO do Meu FILHO Giullian Longo Della Rosa.
Naquela oportunidade, com os Meus olhos encharcados, EU lhe disse que ELE era também um pouco SEU.
E o Seu LEONARDO, ontem à noite, com os OLHOS empolgados, provou-ME que ELE também é um pouco MEU!
Duas INVENCÍVEIS colunas sustentam a Nossa relação, CARLOS CASTELÃO.
A FAMÍLIA.
E a VERDADE!
Um FRATERNAL BEIJO, MEU AMADO IRMÃO!

domingo, 4 de agosto de 2013

BODAS DE OURO!

Nem mesmo um ATEU como EU passa incólume a emoção desta CELEBRAÇÃO.
Afinal, não são todas as noites que podemos Nos sentir tão pertinho do céu. 
Um céu de raro anil, em que pese o breu. Um pedacinho de um céu de mais de oito milhões e meio de quilômetros quadrados.
O céu do BRASIL!
Como sói ocorrer com a esmagadora maioria das histórias do Pindorama, um céu fotografado pelas lentes e as coordenadas do eixo Rio-São Paulo.
Conquanto ali, sob aquele céu, fôssemos a minoria.
Havia um clima de generosidade no ar.
De calor humano. De comunhão.
Churrasco. Na laje!
Como se fora um convidativo detalhe, no Jardim BRASIL.
Na Pérola do Atlântico, que de tão beijoqueiro das Nossas encostas, pode sim ser chamada de MAR BRASILEIRO.
Em se tratando de Guarujá, e em se tratando de MIM, eles estavam sim.
Como não poderia deixar de ser, na administração. Com as mangas arregaçadas. Na declaração. Com devoção. Dedicação.
Os CASTELÃO!
Desta feita, sem o imperador. Na batuta e na churrasqueira, o sucessor. O filho com comportamento de estadista. Com coração de artista. Com denodo de seminarista. E inteligência que salta à vista.
Kátia, Seu Paulo, o HEITOR – os mais doces e expressivos olhos do orbe – e a mamãe. E, o colírio e a cereja do bolo. Lidiane e Miguel. Afinal, estávamos todos pertinhos do céu.
Carlos e Leonardo. Pai e filho. O pai, adorável mala. O filho, sem a mala.
Casamento em andamento.
Os cabelos longos e as escovas de dente há muito divididas.
Prole farta. Comida farta. Sorriso farto. Um PARTO!
Trás muitos anos de frutífera união, a consagração.
LUCIANA e JUCÉLIO.
Seres de invulgar luz e um delicioso e carregado sotaque nordestino.
Tão nordestino quanto o feijão tropeiro. Que a Minha consorte COM SORTE, Cristiane Andrade, quase devora inteiro.
Palavras novas em diversas bocas. Como é rico o vocabulário tupiniquim!
E como são ricos os que têm e podem desfrutar da família.
Memorabilia. Na casa que roubou as escadarias da Penha, suvenires e ícones do sagrado rincão onde os nubentes nasceram.
E que lhes emprestou por toda a eternidade, o jeito faceiro. Altaneiro.
BRASILEIRO.
EU, em plena comoção.
Tratado como um rei. O porquê NÃO sei. Merecimento jamais.
Festa que ficará para os anais.
Luciana e Jucélio. 
Mais do que um assentamento em um cartório qualquer, uma história onde todos devem meter a colher.
E retirar substanciais porções do exemplo que esse particular e invejável casal dá sem nenhum comedimento.
AMOR.
Nos vívidos olhos da dona da casa.
Nas incansáveis mesuras do anfitrião.
Coisa de NORDESTINO. De cabra arretado. De gente FORTE. De um povo que se espalhou pelos quatro cantos do país. E fez do Brasil uma terra ainda mais abençoada. Colorida. Saborosa. E gigante.
Aos noivos, toda sorte.
Ao povo santo de um quadrante santo de uma nação santa que necessita de compromisso, responsabilidade e amor-próprio antes e depois de cada eleição, o reconhecimento.
Ao Nosso Brasil, um alerta com viés de conselho.
Ontem à noite, no Jardim BRASIL, uma porta estava aberta.
A que dava acesso ao CORAÇÃO de LUCIANA e JUCÉLIO. 
Dois brasileiros que trabalham muito. Que driblam as adversidades. Que sonham e vivem no alto. Que não têm vergonha do sucesso. Porque tudo alcançam com DIGNIDADE.
Votar e casar.
Quiçá os dois mais importantes passos da vida adulta.
Há entre eles memorável liame.
A perfeita escolha de quem acordará ao Nosso lado todos os dias da vida é o mais importante passo para a FELICIDADE.
O desdouro na escolha de Nossos representantes costuma furtar-Nos a paz.
E sem PAZ, não há FELICIDADE.
Seja no PARADÍSICO NORDESTE brasileiro, seja na sua ou na Minha cidade.
Obrigado, JUCÉLIO.
Realmente a SUA CASA não é um lugar para MIM, como você e a SUA Luciana tanto repetiram.
EU precisaria viver bastantes vidas para talvez reunir méritos para estar neste olimpo.
Felizmente, vocês têm este jeito especial de ser.
Tão bem desenhado no bordão “CHEGOU, ESTÁ CHEGADO”!
Parabéns, amigos.
E MUITO OBRIGADO!