Mostrando postagens com marcador AMADO SOBRINHO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador AMADO SOBRINHO. Mostrar todas as postagens

domingo, 9 de março de 2014

TIO BABÃO!

TIO BABÃO!
Tentando organizar as pastas de documentos do Meu computador pessoal, encontro, EXTASIADO, umas palavras que enderecei, há UMA DÉCADA, ao Meu AMADO SOBRINHO-AFILHADO-FILHO, o DOCE Yuri Faria.
Que abaixo, reproduzo.
"Falar sobre o Yuri é falar sobre agradecimento.
Não apenas o agradecimento originado pela retribuição de uma graça alcançada, ou pela satisfação de um desejo ou sonho íntimo.
Tampouco pela materialização de um devaneio onírico que habitara desde sempre os espaços mais nobres da imaginação.
Falar do meu AMADO Yuri é cantar salmos de louvor à inexorável FINALIDADE de nossa estada terrena, qual seja, a EVOLUÇÃO.
Através de você, meu FILHO, submeto diariamente minha conduta, minhas convicções, minhas crenças e as NÍMIAS descrenças, ao criterioso crivo da reflexão, pois se há em minha vida algum sentido, por certo ele o é o de buscar ser MERECEDOR da sua parceria.
Saiba SEMPRE que nenhum outro fato fez-se ou há de se fazer, não obstante a longevidade de Minha existência, MAIOR e MAIS SIGNIFICATIVO do que o ouvir repetir MIL E UMA VEZES, o seu já imitado TIO PAULOOOOOÔ.
Agradeço a seus pais a HONROSA eleição de meu nome para o apadrinhar.
Agradeço também a todos que de alguma forma zelam por você.
Rogo àqueles que venha a encontrar durante sua vida, que se permitam conhecê-lo a fundo.
MERITOCRATA que sou, estou certo de que, assim, encontrará apoio neles.
Agradeço, finalmente, a você, Meu amor.
Por seu sorriso, por seu abraço, por sua companhia.
Mas, mormente, agradeço-lhe pelo diuturno ENSINAMENTO.
Com você, YURI – EU acho lindo seu nome - EU APRENDI e sigo APREENDENDO o genuíno sentido da palavra AMOR.
Com um beijo "ASSIM DE GRANDE",
Tio Paulo."
Meu ACRISOLADO COSSACO, o AMOR só fez CRESCER!
Absolutamente EMOCIONADO.
Paulo Della Rosa Junior.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

RINDO DE MIM!

Homem IMPROVÁVEL.
Histriônico DELEGADO!
Senegalesca tarde desta TERÇA-FEIRA.
Praça Coronel Lopes. A eterna PRAÇA DO CORREIO, em São Vicente. Endereço de dois AMADOS e SAUDOSOS espaços da Minha juventude.
O GRUPÃO.
E o TUMIARU.
A companhia, absolutamente indizível.
Tão especial, que torna o dia QUASE aprazível.
Yuri Faria!
E EU, o TIO BABÃO, a ANTA ROSA, tão CORUJA e mítica, que faria qualquer UNICÓRNIO sentir-se um vira-lata.
Num momento de INVULGAR PERDULARISMO, que se leia inconsequência com – ADORO ANÁFORAS e ANTÍTESES - inimagináveis consequências para o Meu já roto orçamento, havia decidido, logo após voltarmos da praia, por Nos regalar.
Na lata acepção que o verbo enseja.
Qual seja, um passeio e uns presentes.
Para ele, um BONÉ.
Confesso que achei o tal adereço elegido pelo ADOLESCENTE assaz estranho.
HÓRRIDO, diria EU.
Meu SOBRINHO-FILHO, com a doçura e a placidez que lhe são peculiares, limitou-se a um manso ESGAR ante a Minha veemente e audível reprovação.
Como todo VELHO, sou IDIOTA.
Comprei o que ELE quis.
E ME senti feliz.
Dando prosseguimento à faina, enfim encontro o que há tanto procuro.
ÓCULOS ESCUROS AMARELOS!
AMARELO-OURO, quiçá para minimizar a precariedade do Meu tesouro.
AMARELO. De um amarelo realmente MAGNIFICENTE.
Saco os derradeiros DEZ REAIS do PORTA-NÍQUEIS – apesar de vazia, a Minha carteira é METIDA! – e ME faço proprietário da MARAVILHA.
ENORMES óculos escuros de uma insofismável AMARELIDÃO.
Incontinente, visto o mais novo e extravagante e amarelecido dos Meus petrechos e, esquecendo-ME do que EU lhe dissera há pouco acerca do tal BONETE, acerco-ME – com o perdão do trocadilho – do Meu SOBRINHO-FILHO, agora de boné HORROROSO na cabeça, e lhe pergunto, embevecido:
- Filho, fiquei bem com estes óculos?
Segundos de sepulcral silêncio.
E um ACACHAPANTE revide.
- TIO, você está VELHO DEMAIS para usar isso!
Ainda atônito, com o coração e a dignidade em farrapos, restou-ME forças para ouvir o derradeiro e letal golpe de PARCÍSSIMA misericórdia.
– NÃO tá parecendo com NA –A – DA!
Ainda reverberam as inverossímeis e pouco ortodoxas TRÊS SÍLABAS da palavra NADA em Minha ora atordoada e sempre limitada mente.
Paulo que sou, optei por plagiar o xará VANZOLINI.
Voltar pra casa abatido. Desencantado da vida.
Roxo de vergonha.
Com o vermelho das finanças em tom mais evidente.
E com os olhos umedecidos.
Por trás dos FULGURANTES ÓCULOS ESCUROS AMARELOS!
Sorria.
Apesar do GERENTE DO BANCO!

FALE, POETA!

CARINHOS deste HOMEM IMPROVÁVEL!
“SOMBRA E LUZ!
De alegria, quase morro.
Dormir? Como? Para quê?
Momentos de inebriante festa.
O menino e o cachorro.
Afilhado. Sobrinho. Filho.
Cão. Amigo. Filho. Parceiro.
Por hoje, para os dois, sou o primeiro.
Para sempre, pelos dois, o Meu todo.
SOLAR DA PAZ E DO VENTO.
Doçura e latidos e joguinhos por toda parte.
O ciúme se imiscui com a cumplicidade.
Do Meu peito se afasta qualquer lamento.
Trago feridas no corpo, na mente e no coração.
Contudo, amo aos dois com quintessência.
Pela pueril verdade nos olhos. Pela adorável inocência.
Grandezas das quais este ANOSO DELEGADO se despiu.
À noite, um dorme. O outro se diverte no mundo virtual.
Amanhece. Um dorme. O outro se indigna.
Quase um uivo a clamar pelo “PRIMO”.
EU, insone, sorrio. E choro. Pura poesia. Divinal.
Hóspedes do olimpo da Minha benquerença.
Tanto em comum. Tão díspares. Tão MEUS!
Com Y começam os nomes seus.
YURI. Minha luz. YGHOR, Minha sombra.
Luz que sempre ME impele a crescer.
Sombra que ME faz sempre maior.
Duas faces douradas da mesma moeda.
OBRIGADO, Meus FILHOS, por ME ajudarem a viver.”
Aos que sabem dar valor.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

POUCAS E CISMADAS PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Pedido para o Meu SOBRINHO Yuri Faria neste fim de ano.
AMADO FILHO, caso você venha a se tornar um DITADOR, lembre-se POR FAVOR que este seu TIO BABÃO NÃO é norte-coreano. Posso ser ANOSO, MAZELENTO e até um pouco torto. Contudo, NÃO quero desaparecer de álbuns de fotos e filmes da família. Tampouco ser MORTO!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

CONTE COMIGO, RODRIGO!

Uma vez mais torno ao sacrossanto solo, eternamente repousando sob os envelhecidos - e MAL-AJAMBRADOS! - olhos do FAROL.
Para a terra onde efetivamente descobri o prazer e a doçura - à época EU ME entupia de chocolates e da INVENCÍVEL torta de limão da Kátia Castelão! - de a outrem servir.
E proteger.
Acrisolado binômio que dá luz e sentido à valorosa - e ora vergonhosamente DESDOURADA - Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Na DELEGACIA VELHA DO ITAPEMA.
Em Vicente de Carvalho!
Naturalmente, para o seio dos CASTELÃO.
Minha FAMÍLIA!
Desta feita, com um DULCÍFERO azo, em que pese esta ANTA ROSA que lhes brinda com consuetos perlíferos vocábulos padecer do DIABETES MELITO.
Festejar a VIGÉSIMA SEXTA PRIMAVERA de um ser humano que reúne em si as grandezas e formosuras dos JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA.
Suave no trato e rígido nos princípios.
Fulgurante no ser e húmil no proceder.
Pássaro formoso a polinizar a alegria e o congraçamento, sem distinção de espaço e tempo e, mormente, entre seus pares.
E ímpares. Homem de invulgar capacidade.
E celebrada diversidade.
Desde a puerícia, inarredavelmente ME endereçou o seu melhor olhar. E hoje o repetiu.
Receptivo. Caloroso. Afável. Aconchegante. E VERDADEIRO.
Marca registrada dos ungidos com o nome de família que só encontra paralelo nos GRANDES REINOS.
E nos grandes castelos.
Feliz aniversário, Meu adorado e adorável SOBRINHO.
A cada ano - em progressão geométrica -, aprendo a ADMIRÁ-LO por um novo viés seu.
O Meu amor por você, se não aumenta por impossibilidades cúbicas do Meu NACARADO coração, aprimora-se. Nobilita-se. Faz-se e faz-ME maior.
Rodrigo Castelão!
Para MIM, sempre um menino.
Com ou sem bolo - este outrora GLUTÃO E TOLO NÃO pode mais -, aqui estou para ratificar uma velha promessa Minha que muito provavelmente você nem se recorde de havê-la ouvido.
Você SEMPRE pode contar COMIGO, RODRIGO!