Mostrando postagens com marcador PÉROLA DO ATLÂNTICO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PÉROLA DO ATLÂNTICO. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 30 de abril de 2014

FALE, POETA!

Carinhos deste HOMEM IMPROVÁVEL!
Publicado na página DELEGADO POETA.
www.facebook.com/DELEGADOPOETA
GUARUJÁ. JUNTOS PRA SEMPRE!
Sacrossantos ícones.
Tótemes reverberantes.
Indelével ilação. Doce canção.
Onírica ILHA que se fez eterna morada,
deste Meu romântico coração.
Santo Amaro como padroeiro.
Santa terra. Santa gente. Santos cheiros.
Como atuante DELEGADO, recebi lições.
Por apequenado ser, rogo-Lhe mil perdões.
Que ORGULHO de ser seu cidadão.
Paradísicas PRAIAS. COMÉRCIO pujante.
Invulgar conexão do côncavo e do convexo.
O Atlântico sul. O céu sempre azul.
Avoe, emblemática 14 BIS. Jamais fui tão feliz.
Inebriante hiato de Minha história. Que glória!
Vila Áurea ao Perequê. Itapema às Astúrias.
A mais florida e inolvidável via-crúcis.
Em cada estação, um estonteante cenário.
Balsas a transportar e colorir ilusões.
Glamour. Em várias línguas. PRO MARE NOSTRUM!
Um FAROL. Uma PÉROLA.
Ambos advindos de mágica fricção.
De mulheres e homens de mãos calejadas.
De ostras abençoadas. NACARADAS.
Guarujaenses! Não contenho a EMOÇÃO!

domingo, 27 de abril de 2014

FALE, POETA!

Carinhos deste HOMEM IMPROVÁVEL!
Publicado na página DELEGADO POETA.
www.facebook.com/DELEGADOPOETA
TRIBUTO A CAOVILLA ANTONASCIO!

Dois estranhos.
De diferentes tamanhos.
De díspares grandezas.
EU, menor. Ele, uma fortaleza.
Unidos por comum paixão.
Tão improvável comunhão.

Fascínio a tornar a existência menos dura.
Encanto que traz à vida significado.
Magia que afugenta incertezas e dores.
JOVEM e velho, lado a lado.
Compartilhando centelhas de e exaltando amores.
Tamanho poder, só mesmo em suas mãos, LEITURA.

Dia a dia, trás um novo afago seu, sinto-ME renovado.
Pululam em MIM arroubos de benfazeja esperança.
E da mais virulenta e compressora das responsabilidades.
Quisera EU que infantes dessa cepa povoassem as cidades.
Homem, sim. Sem perder o romantismo da criança.
Curvo-ME perante você, MENINO VICTOR. Obrigado!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

EMOCIONANTE PREITO!

Uma vez mais, estive no seio dos CASTELÃO.
Em VICENTE DE CARVALHO, para rejúbilo Meu.
Não há, ó gente, ó não, lugar como esse para o Meu CORAÇÃO.
Ufano PAULISTANO.
Santista mercê do destino.
É no VELHO ITAPEMA onde sou mais EU.
ATEU, ali pratico a Minha religiosidade.
Na MINHA cidade.
Na TERRA SANTA que ME acolheu.
Onde fui feliz como rei. Onde sou ainda mais feliz como PLEBEU.
Há muito NÃO reunia num só encontro os Meus irmãos.
O imperador Jorge Castelão. A encantadora Kátia Castelão. E o MINISTRO DA EDUCAÇÃO Carlos Castelão.
Sou o filho BASTARDO. Com status de ADOTIVO.
De AMOR por eles, CATIVO.
Lá estar é sempre uma FESTA.
Uma alegria que trago, no BALOUÇO do percurso aquático da volta, estampada na testa.
Uma sensação de PLENITUDE que ME encharca do elixir da juventude.
Uma ululante certeza de que a vida é de fato uma beleza.
E hoje, ainda mais que a honraria e a distinção de estar com a MATRIARCA DONA EMÍLIA, um regalo que há de se tornar memorabilia.
Na despedida, essa INVULGAR e DIVINAL mulher, pousou os Seus olhos DOCES nos Meus e ME presenteou com a mais valiosa e inebriante das pérolas.
Nascida do SACROSSANTO NÁCAR de sua abençoada boca.
Uma INOLVIDÁVEL frase.
"Vá com deus, MEU FILHO."
Ímpio visceral, senti os Meus olhos marejarem.
E antes de que EU pudesse apreender na plenitude esse IMERECIDO carinho, a CEREJA deste DULCÍFERO BOLO chegou aos Meus ANOSOS ouvidos.
Disse a MAGNÂNIMA SENHORA:
"Eu tenho muito orgulho de você!"
Saí à SORRELFA, no afã de evitar um deslavado pranto.
E, agora, fazendo uso da PALAVRA ESCRITA, Meu momento mais PAULO DELLA ROSA, entoo um canto.
Um cântico de louvor.
Ao AMOR.
Aos CASTELÃO.
À DONA EMÍLIA.
E a Minha existência.
MAZELENTO, no ostracismo, na bancarrota e com o sangue mais doce do que a MATERNIDADE, afirmo que JAMAIS fui tão feliz.
E, vocês, MINHA FAMÍLIA, são acrisolados pilares desta FELICIDADE.
Sou, sim, um DEVOTO da ciência.
Conquanto, em tempo algum, afasto-ME dos meandros da paixão.
Da arte de AMAR.
A FAMÍLIA CASTELÃO!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

CONTE COMIGO, RODRIGO!

Uma vez mais torno ao sacrossanto solo, eternamente repousando sob os envelhecidos - e MAL-AJAMBRADOS! - olhos do FAROL.
Para a terra onde efetivamente descobri o prazer e a doçura - à época EU ME entupia de chocolates e da INVENCÍVEL torta de limão da Kátia Castelão! - de a outrem servir.
E proteger.
Acrisolado binômio que dá luz e sentido à valorosa - e ora vergonhosamente DESDOURADA - Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Na DELEGACIA VELHA DO ITAPEMA.
Em Vicente de Carvalho!
Naturalmente, para o seio dos CASTELÃO.
Minha FAMÍLIA!
Desta feita, com um DULCÍFERO azo, em que pese esta ANTA ROSA que lhes brinda com consuetos perlíferos vocábulos padecer do DIABETES MELITO.
Festejar a VIGÉSIMA SEXTA PRIMAVERA de um ser humano que reúne em si as grandezas e formosuras dos JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA.
Suave no trato e rígido nos princípios.
Fulgurante no ser e húmil no proceder.
Pássaro formoso a polinizar a alegria e o congraçamento, sem distinção de espaço e tempo e, mormente, entre seus pares.
E ímpares. Homem de invulgar capacidade.
E celebrada diversidade.
Desde a puerícia, inarredavelmente ME endereçou o seu melhor olhar. E hoje o repetiu.
Receptivo. Caloroso. Afável. Aconchegante. E VERDADEIRO.
Marca registrada dos ungidos com o nome de família que só encontra paralelo nos GRANDES REINOS.
E nos grandes castelos.
Feliz aniversário, Meu adorado e adorável SOBRINHO.
A cada ano - em progressão geométrica -, aprendo a ADMIRÁ-LO por um novo viés seu.
O Meu amor por você, se não aumenta por impossibilidades cúbicas do Meu NACARADO coração, aprimora-se. Nobilita-se. Faz-se e faz-ME maior.
Rodrigo Castelão!
Para MIM, sempre um menino.
Com ou sem bolo - este outrora GLUTÃO E TOLO NÃO pode mais -, aqui estou para ratificar uma velha promessa Minha que muito provavelmente você nem se recorde de havê-la ouvido.
Você SEMPRE pode contar COMIGO, RODRIGO!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

ACOLHEDOR CASTELO!

Vicente de Carvalho. Havia de ser lá.
Sacrossanto rincão das mais DOCES memórias deste DIABÉTICO e INSOLVENTE delegado.
O bom filho à casa torna.
A casa deles. A NOSSA casa.
Em um dia onde o SOL se fez senegalesco, nada melhor que uma afável e prazenteira refrigeração.
REFRIGERAÇÃO CASTELÃO!
Reino da adorável matriarca DONA EMÍLIA, que uma vez mais ME recebeu com os seus INIGUALÁVEIS carinho e cuidados.
O GALÃ e DILETO Miguel Oliveira, súdito mais prestigioso e leal do clã. De cabelos cortados, e SERRAGEM - seriam da BELA cara de pau? - pelo corpo.
O genial confeiteiro e sobrinho amado, Rodrigo Castelão, que logo logo apagará mais uma velinha. 
O GENEROSO e diligente IMPERADOR, Jorge Castelão, que NOVAMENTE ME deu olímpicas mostras da amplitude do seu CORAÇÃO.
Não ME foi permitido o REGALO de trocar confidencias e rir a bandeiras desfraldadas com a Minha queridíssima irmã Kátia Castelão.
Tampouco BEIJAR o Meu FILHO-SOBRINHO-HERÓI, o AMANTÍSSIMO Henrique Castelão.
Saibam, ambos, que o AMOR e as SAUDADES recrudesceram.
E, naturalmente, o PORTUGUÊS!
Carlos Gomes!
Meu GUARANI. Minha ÓPERA-BUFA. Minha HISTÓRIA DE AMOR. 
Meu PERI. Minha CECI.
Enfim, MEU AMADO AMIGO.
Almoço a Suas expensas no PANELA VELHA.
ENCHI O CU DE CARNE!
Não as DELE, que fique bem claro!
Visita ao MELHOR MÉDICO DO ORBE, o magnânimo DOUTOR Marco Paulo Reynol, competente como SEMPRE, magérrimo como nunca.
QUE INVEJA!
Até um café no STAR SHOP o CASAL - ANTA ROSA e BRONCO GAJO -, e o dinheiro do CARLOS, se permitiu.
TODOS ME acarinharam com uma ora MAVIOSA assertiva.
EMAGRECI!
Só EU sei a quantas penas. E dores. E saudades.
EU jamais o esquecerei, QUINDIM!
Fiquemos, contudo, com o que importa.
Sigo VIVO. Apesar dos 439 da GLICEMIA em seu PICO, há DISTANTES - que se PERCAM! - 28 dias.
Em assim estando, GOZO - adoro este VERBO - da SUPREMA FELICIDADE, perdoe-ME pelo plágio, verborrágico JABOR, de TER AMIGOS.
E do inarredável júbilo de fazer parte de uma MEMORÁVEL GREI.
Onde ME sinto REI.
Suserano da ALEGRIA.
Ao SOLAR DA PAZ E DO VENTO, torno.
Os inolvidáveis momentos partilho com a consorte COM SORTE e com o FILHO-CÃO, que a julgar pelos MIMOS e LAMBIDAS - de AMBOS! - sentiram a Minha ausência.
Que TODOS tenham ciência.
Em contraposição à TAXA DE AÇÚCAR NO SANGUE alterada, a sensação de benquerença e a cristalina certeza de que NÃO estou sozinho são verdadeiros ELIXIRES.
Potentes hipoglicêmicos.
E em tempos de AGULHAS - ARG! - uma valorosa INJEÇÃO DE ÂNIMO.
Um tépido SOPRO DE VIDA!
Obrigado, FAMÍLIA CASTELÃO.
Valeu, Cristiane Andrade!
Um latido de AMOR, YGHOR BHORIS ANDRADE DELLA ROSA.
Felizardo. Abençoado. Nascido com os NACARADOS glúteos voltados para o fulgor SELENITA.
Sou MESMO um HOMEM IMPROVÁVEL!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

AVE, MARCO ANTONIO!

Diferentemente do seu homônimo romano, o Nosso MARCO ANTONIO jamais fixou residência no Egito.
Analogia metafórica, de cristalino e louvável resta o canto da história.
MARCO ANTONIO COUTO PEREZ jamais se afastou dos seus.
Vitorioso em bastantes batalhas, jamais embainhou a espada da humildade.
Comandante-em-chefe das rodas de coevos, da família e das liças policiais, exerce a liderança sem sobressaltos na modulação ou no timbre.
Com a tonitruante voz do EXEMPLO.
Uma PÉROLA.
Do Atlântico e dos mares nunca dantes navegados.
Um traço para a beleza.
Benfazejo colírio, para olhos de quaisquer idades.
Flamejante acha a levar calor e SEGURANÇA aos mais ermos rincões.
Um HOMEM DE PALAVRA.
Amante delas que sou, policiar-ME-ei - este GIGANTE NÃO é dado a excessos - ao lhe endereçar este preito.
MEU AMIGO deu MAIS UMA PROVA INDELÉVEL da sua generosidade.
Doutor MARCO ANTONIO, uma vez mais, emprestou-ME o seu mais valioso tesouro.
Bem maior, amealhado trás anos e anos de exuberantes acertos e pontuais insucessos. Mercê do suor, do sangue e das lágrimas, tríade tão presente na vida dos HERÓIS. POLICIAS ou não.
Um AVAL seu.
Dando novas cores, olores e dimensão a um SONHO MEU.
Quem conhece MARCO ANTONIO COUTO PEREZ, de uma vida como EU, ou por um átimo, quando de seu sorriso atento e solidário - marca registrada do DELEGADO MARCO ANTONIO quando em competente e sólida atividade - de pronto apreende mais uma de suas qualidades.
O COMPROMISSO.
Com o que faz.
E, mormente, com o que DIZ.
Se escreveu palavras de suporte, assim o fez por nelas crer.
Por certo, NÃO com o pujante intelecto.
NÃO seria EU merecedor de tamanha DISTINÇÃO.
Elas nasceram no seu BONDADOSO CORAÇÃO.
Palco de quantas e tantas atitudes de alta nobreza.
Valeu, MARCO ANTONIO.
O BLOG PALAVRA DE DELEGADO é um pouco seu.
Os que AMO, ADMIRO e RESPEITO são seus COAUTORES.
Sendo EU o ÚNICO responsável por qualquer CAPITIS DIMINUTIO ali exarado.
E SERES HUMANOS COMO VOCÊ a quinta-essência da Minha VERVE.
Mais uma vez.
VOCÊ a Meu lado.
SEMPRE AMIGO.
MUITO OBRIGADO!