Mostrando postagens com marcador EDUCAÇÃO E CIDADANIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador EDUCAÇÃO E CIDADANIA. Mostrar todas as postagens

sábado, 6 de setembro de 2014

POUCAS E REVOLUCIONÁRIAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Do alto de uma PLATAFORMA instalada dentro das dependências da POLÍCIA FEDERAL, a PETROBRAS informa que o ÓLEO VAI FERVER pra muita gente graúda. Há rumores de "TERRA ARRASADA"...
Um VIVA à CIÊNCIA e à PACIÊNCIA. Seja bem-vinda, DELEÇÃO PREMIADA!
Bom-dia, BRASIL!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

POUCAS E PROVOCATIVAS PALAVRAS!

POUCAS PALAVRAS!
Começou o HORÁRIO POLÍTICO.
Em nossas mãos, a DECISÃO. Fazermos OUVIDOS MOUCOS. Ou mantermos um OLHAR CRÍTICO.
Acorde, BRASIL!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

LAMENTÁVEL ACIDENTE!

NÃO.
Não falei ou escrevi sobre o assunto.
Em que pese a minha paixão pela palavra escrita.
E a minha decantada LOGORREIA.
ATEU e PLEBEU - o que me coloca a anos-luz dos TANTAS e tantos gentis-donas e gentis-homens que o fizeram à exaustão -, NÃO comentei por razões absolutamente evidentes.
Em primeiro lugar, face à minha INSIGNIFICÂNCIA.
Aliada à minha ULULANTE ignorância.
Entendo, desde sempre, que em NÃO sendo EU um CIENTISTA versado no assunto, NÃO ME cabem julgamentos, proposituras e INSANIDADES acerca de tema algum, notadamente aqueles revestidos pela dor de terceiros.
A tal HUMILDADE que, a despeito das crenças e das DESCRENÇAS, a TODAS e todos deveria ser apresentada no berço.
E, quiçá pela umbilical relação que a humildade possui com esta grandeza, RESPEITO.
Teorias conspiratórias.
Leviandades inocentes e nem tão inocentes assim.
Acusações infundadas e descabidas. Por NÃO provadas.
E, mormente, a ruptura da INTRANSPONÍVEL barreira do HUMOR.
Que pode e deve até ser NEGRO.
Jamais, MALDOSO!
Parecem-me - e certamente o são! - inaceitáveis.
ATEU e PLEBEU, torço para que cada UMA e um dos sobreviventes encontrem PAZ.
E disposição anímica para RECOMEÇAR.
Que os seus MORTOS sejam reverenciados na exata proporção de seus MERECIMENTOS.
E que a TERRA DA LIBERDADE E DA CARIDADE, a TERRA DOS ANDRADAS, a nossa querida SANTOS, absorva o quanto antes o duro golpe. E siga a sua inarredável sina de TERRA PROMETIDA.
E que TODAS e todos NÓS, definitivamente, aprendamos com a dor alheia.
Na mais LATA e profícua acepção de uma das mais belas palavras do vernáculo.
SABER!
Qual seja, CONHECIMENTO. E COMPROMETIMENTO.
Consigo mesmos.
E com o próximo.
Com humildade. Com respeito.
Com CIÊNCIA e PACIÊNCIA!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

POUCAS E PREOCUPANTES PALAVRAS!

DUAS FRASES!
O BRASIL como ele é. Um viva à HIPOCRISIA TUPINIQUIM.
Acabamos de assistir ao nascimento de uma novo anexim. BELEZA NÃO se põe na mesa. E, sim, na URNA. Bem-vindo à POLÍTICA BRASILEIRA, lindíssimo DR. RAY. Fim.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

POUCAS E CONTUNDENTES PALAVRAS!

DUAS FRASES!
Coerência versão TUPINIQUIM.
Nas arenas, TURPILÓQUIOS endereçados à ocupante da PRESIDÊNCIA. Nas imediações, VENDA DE INGRESSOS DE CORTESIA por OITOCENTOS DÓLARES. É, realmente NÃO foi pelos R$ 0,20. Um BRASIL melhor agindo assim? Esperemos deitados. No berço esplêndido da INDECÊNCIA. Fim!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

LEGADO DA COPA!

O maior evento do mundo atual ainda não acabou.
Segundo ALGUMAS e alguns, ele NÃO aconteceria, o que, por si só, já o eleva à condição de DIVINAL.
Fico com a rima.
SENSACIONAL.
Nove dias de memoráveis jogos.
Nove dias de BRASIL literalmente na boca do povo.
Povo daqui, vira-latas, corvos, inocentes, vendidos, ignorantes, felizes, ufanos, extasiados, e tantos outros vocábulos que os que são a favor - olhem o DELEGADO DELLA ROSA aí, gente! -, e os que são contra, usam para a própria identificação e, outro MILAGRE TUPINIQUIM, posto que ALGUMAS e alguns afirmaram que NÃO viriam, povos do MUNDO TODO falando e vivendo e respirando e AMANDO a tal TERRA DO FUTEBOL.
Há BASTANTES críticas a serem feitas, sim.
Elejo uma de foro pessoal.
Como ME dói a quase total AUSÊNCIA DE NEGROS nas ungidas criancinhas que acompanham os jogadores quando das suas entradas nos relvados tupiniquins.
NADA pode ser MENOS brasileiro do que isso.
Nem mesmo a destruição da dignidade e do patrimônio alheios perpetrados por CRIMINOSOS.
Como contraponto, há também MUITO a se celebrar.
Redescobrimos a Nossa hospitalidade.
E nossa IDENTIDADE.
Somos um CONTINENTE chamado BRASIL.
NÃO, ainda não abordei o tal LEGADO.
O GRANDE presente que a COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014 trouxe para os FILHAS e filhos do PINDORAMA.
TODOS nós.
RICAS e pobres. PAUPÉRRIMAS e ricos.
ILETRADAS e cultos. Incultos e SÁBIAS.
BRANCAS e brancos, NEGRAS e negros, ÍNDIAS e índios, e toda a paleta de cores que HONROSAMENTE compõem a Nossa etnia.
O LEGADO DA COPA!
Que prescindiu da FIFA.
E - quanta IRONIA! - NÃO precisou dos BRASILEIRAS e brasileiros. 
Nem os do povo, nem os do GOVERNO.
E - quanta IRONIA! -, NÃO custou coisa alguma.
LEGADO DA COPA sem os todo-poderosos governos federal, estaduais e municipais, sem BRASILEIRAS e brasileiros e sem DINHEIRO?!
Sim.
E vou mais longe.
SEM, também e especialmente, a necessidade de LEIS.
Quer as DURAS, quer as de PURA perfumaria, como soem ser as legislações criadas ao sabor dos MAUS humores.
LEGADO DA COPA.
Um punhado de INOFENSIVOS e CIVILIZADOS e SORRIDENTES e AMOROSOS e EDUCADOS e CIDADÃOS JAPONESES, munidos de CELESTES sacos de LIXO a recolher os próprios - e de OUTREM! - dejetos.
Sem ESTARDALHAÇO.
Sem INTERESSES ESCUSOS.
Sem olhar para os FLASHES e as CÂMERAS.
Sem VERGONHA de serem SERES HUMANOS MAIORES.
Obrigado, TERRA DO SOL NASCENTE.
Pela sua GENTE.
GENTE que INFELIZMENTE NÃO é como a Minha gente.
GENTE que sabe que o COLETIVO é o essencial.
GENTE que sabe que idolatrar o EU é próprio do animal.
Dos vira-latas. Dos corvos. Dos inocentes. Dos vendidos. Dos ignorantes. Dos felizes. Dos ufanos. Dos extasiados que têm algo em comum.
Esperam UMA ou um CAMICASE SALVADOR que venha dos céus para resolver a gênese de TODAS AS SUAS MAZELAS.
A falta de POSTURA!